Aplicativos para automação das diligências jurídicas

Por | 2017-11-16T11:16:45-02:00 16 de novembro de 2017|

A tecnologia está chegando à Justiça (já chegou, na verdade!), oferecendo novos meios para, principalmente, a otimização do tempo dos advogados.

Diligências comuns podem ser feitas com a ajuda de aplicativos, sem a necessidade de perder tempo. Quando um advogado tem uma diligência pode utilizar os aplicativos em nuvem para acessar por diversos dispositivos online (computadores, smartphones, tablets, etc.).

Nos Estados Unidos, essa tecnologia oferece aplicativos que permitem a automação de diligências jurídicas. Alguns chegam a oferecer contratos já prontos, exigindo apenas as informações sobre as partes.

No Brasil, ainda não temos esse tipo de aplicativo, mas já temos disponíveis muitos que permitem a automação de diligências. Conheça alguns deles:

Evernote

O Evernote é um aplicativo que oferece todo o suporte para escrever as anotações necessárias, além de tirar fotos de contas, de documentos importantes ou de peças processuais. O aplicativo oferece uma série de opções para criar o que for necessário, permitindo ainda compartilhar tudo o que foi feito. Vale a pena, ainda mais porque é gratuito.

Scanner Pro

O Scanner Pro é um aplicativo desenvolvido pela Readdle, que substitui qualquer scanner físico. Para o advogado, é um aplicativo perfeito para escanear documentos sem precisar recorrer a um equipamento físico, podendo ser usado com a câmera do celular.

O aplicativo transforma a câmera numa digitalizadora que, além de tratar a imagem fotografada, também transforma o arquivo em PDF, podendo também compartilhar todas as imagens.

Astrea

O Astrea apresenta três funcionalidades para advogados: gerenciar todos os processos em que o advogado está trabalhando; fazer cadastro e buscar pelos números da OAB e verificar o andamento dos processos, inclusive, recebendo publicações.

Para os escritórios de advocacia, o Astrea permite: organizar as reuniões; enviar alertas por e-mail; fazer listas de tarefas, faturas de honorários e tudo o que faz parte da rotina do escritório, inclusive manter interação com os clientes, permitindo que eles consultem seus próprios processos. O aplicativo oferece 15 dias de bônus, mas é pago.

Dropbox

O Dropbox é um diretório virtual onde é possível armazenar e compartilhar qualquer tipo de arquivo através da internet. Está disponível para computadores e celulares, permitindo usar a versão web para fazer uploads, downloads e compartilhamento, e desktop, sincronizando arquivos com sua conta através de uma pasta similar à pasta local do computador. Além disso, também disponibiliza uma pasta pública, onde os arquivos armazenados mantêm um link para distribuição livre.

Feedly

O Feedly está disponível para tablets e smartphones, sendo uma das formas mais agradáveis de ler blogs e portais favoritos. Com o Feedly você pode centralizar todos os blogs e portais de notícia que precisa ler, distribuindo em categorias, por temas. O aplicativo também permite conhecer todas as atualizações dos tribunais, logo pela manhã, sem ter necessidade de consultar os sites e portais de cada um.

A tecnologia dos aplicativos atende as necessidades dos serviços de advogado. Ainda não temos os mais avançados, que permitem fazer peças processuais, mas, não tenha dúvida: eles estarão disponíveis em breve.

Tem mais algum app que você utiliza para a automação do seu trabalho? Conte para a gente!