Você está mesmo lucrando com contencioso?

Por | 2017-12-11T12:23:47-02:00 11 de dezembro de 2017|

Para quem pretende realmente lucrar com contencioso é necessário, antes de qualquer coisa, aplicar técnicas de gerenciamento. Gerenciar contencioso é uma das principais tarefas para que o escritório tenha bons resultados, não apenas com relação aos processos, mas também e, principalmente, com a lucratividade.

Se analisarmos o gerenciamento de um contencioso, podemos compará-lo a uma orquestra e ao seu maestro: é necessário que haja sintonia e coesão entre todos os participantes para trazer bons resultados.

Formação de equipe do contencioso

A formação da equipe para trabalhar no contencioso é fundamental. O número de pessoas deve ser o suficiente para que nenhum dos integrantes tenha volume de trabalho excessivo, dando a todos a oportunidade de fazer suas tarefas dentro dos prazos, com dedicação e entusiasmo.

Escolha pessoas que tenham perfil proativo, que tenham energia suficiente para suportar o ritmo de trabalho. Além disso, desde a contratação, estabeleça os honorários adequados, lembrando sempre que você terá valores extras a pagar. Ou seja: gerencie corretamente o seu orçamento.

Divida bem as tarefas no contencioso

As peças de um contencioso, de forma geral, são bastante repetitivas, uma vez que as teses não podem ser modificadas à vontade. Contudo, é preciso entender que, mesmo com causas semelhantes, cada caso é diferente e um detalhe qualquer pode ser determinante para a improcedência da defesa.

Para garantir um trabalho bem feito, estabeleça um sistema de rotatividade, permitindo que todos os participantes tenham oportunidade de aprender enquanto estão trabalhando, gerando melhores condições para obter os resultados necessários.

Diante do volume de processo do contencioso, se houver necessidade, é importante que as equipes sejam subdivididas, uma alternativa que pode ajudar tanto na organização quanto no controle de tarefas, além de gerar incentivos para que todos possam trabalhar de forma adequada.

O acompanhamento processual no contencioso

A informatização dos tribunais vem facilitando a vida dos advogados, oferecendo o acompanhamento através da internet dos processos. Para ajudar ainda mais na agilidade das atividades, tenha um software para acompanhamento processual, reunindo todas as informações e as disponibilizando para os profissionais que estão atuando no contencioso.

Controle de prazos no contencioso

Um sistema jurídico adequado pode garantir o controle de prazos, evitando perda de tempo pelos envolvidos no contencioso. Vale lembrar, no entanto, que não se deve confiar apenas no programa, devendo haver os cuidados devidos com a alimentação dos dados.

A perda de prazo pode trazer consequências prejudiciais e as medidas corretas devem ser adotadas. Além disso, é preciso também adotar um sistema subsidiário, mesmo porque problemas externos podem prejudicar o acesso ao sistema.

Controle de audiências no contencioso

No contencioso a pauta diária de audiências pode ser bastante extensa, além de haver a necessidade de contar defesas que podem ser exigidas no mesmo ato. Muitas vezes, o escritório pode precisar de advogados correspondentes para audiências em comarcas diferentes.

Havendo necessidade de correspondentes, é necessário que sejam bem avaliados, fornecendo a eles todo o material necessário e promovendo um treinamento específico.

Comunicação no contencioso

A comunicação deve ser bem trabalhada no contencioso, tanto entre os profissionais responsáveis pelos processos quanto com o próprio cliente. Tudo deve estar bem claro, com comunicação aberta e transparente, evitando conflitos pessoais ou informações não detalhadas.

Ou seja: lucrar com contencioso não depende apenas do valor ou do volume dos processos, mas também do gerenciamento adequado e consistente, trabalhando como um maestro quando está regendo uma orquestra.

Contratação de correspondentes e gestão geral de contencioso

Lembrando que o Jurídico Certo oferece o melhor software para contratação e gestão de correspondentes jurídicos, no qual você pode agilizar a localização, contratação e gerencia desses profissionais, aumentando em até 70% a produtividade da equipe de contencioso e economizando até 30% nesta área.