Qual é o segredo dos grandes escritórios de advocacia?

Por | 2018-03-16T13:27:01-03:00 16 de janeiro de 2018|

Mesmo não sendo divulgados de maneira mais ampla, existe no Brasil grandes escritórios de advocacia, alguns deles chegando a faturar mais de 2 bilhões de reais por ano.

Os valores recebidos pelos grandes escritórios de advocacia permitem pagar acima de 50 mil reais por mês aos advogados. Diante dessas cifras, é lógico e natural que pequenos escritórios busquem saber os segredos de sucesso dos grandes, procurando seguir seus passos para o sucesso.

Grandes escritórios de advocacia começam pequenos

Devemos nos lembrar sempre que nenhum escritório de advocacia começou grande. Cada um deles começa pequeno, com um advogado ainda sem experiência, mas que conseguiu se diferenciar no mercado.

Um dos fatores para o crescimento dos escritórios tem a mesma raiz das outras empresas, ou seja, o advogado (gestor) tem espírito empreendedor e não tem receio de assumir riscos. Mas, claro, esse espírito empreendedor não funciona na advocacia se não houver competência técnica.

Podemos aliar a esses fatores a competência gerencial do advogado, que precisa ser capaz de conduzir o seu escritório como uma empresa, agindo de forma profissional em todos os sentidos.

Com base nesse tripé, encontramos a fórmula para que um advogado consiga chegar a um grande escritório de advocacia: carisma, conhecimento e gestão. O advogado deve trabalhar em sintonia com as pessoas, mantendo excelente relacionamento com clientes, juízes e partes envolvidas nos processos.

Evidentemente, não deve faltar a comunicação, principalmente numa época em que temos a internet à disposição. Utilizar as estratégias de marketing jurídico disponíveis e permitidas pelo Código de Ética de forma sábia ajudam manter o nome e a marca do escritório.

Os fatores destacados e a fórmula apresentada aliados às boas estratégias de marketing fazem com que o escritório de advocacia possa crescer aos poucos, melhorando a cada novo dia sua posição no mercado jurídico.

Segredos que os grandes escritórios de advocacia não revelam

Como base para o crescimento dos grandes escritórios de advocacia, temos os principais elementos, mas não é possível desvendar os segredos dos atuais grandes advogados.

Claro que cada advogado tem seu próprio segredo de sucesso. E existe também os casos não elogiáveis de alcançar esse ápice, como em um negócio mal explicado ou um processo vencido de forma não ortodoxa, por exemplo.

De modo geral, não tem jeito, para o advogado que quer fazer o escritório crescer e se destacar no mercado jurídico, há dois principais componentes que não podem ser deixados de lado:

  • A preparação do profissional, que deve desenvolver suas próprias competências e habilidades para crescer em sua área de atuação, sabendo lidar com pessoas e com situações;
  • A capacidade de saber aproveitar as oportunidades, inclusive com a quebra de paradigmas estabelecidos, tendo a coragem de enfrentar processos que possam trazer para seu escritório a recompensa do reconhecimento.

O que podemos concluir com relação ao segredo dos grandes escritórios é que, sem esses atributos, nenhum profissional de Direito pode almejar o crescimento de seu próprio escritório.

Portanto, preparar-se de forma conveniente, manter-se atualizado com relação a tudo o que envolve a carreira de advogado e saber aproveitar as oportunidades é um caminho sólido e seguro para, no futuro, também ter um grande escritório de advocacia.