Antes mesmo de começar sua carreira, o advogado já tem duas grandes preocupações: procurar um estágio e passar no exame da OAB para começar a atuar em sua profissão legalmente.
Vencidas essas duas etapas, é hora de começar a trabalhar efetivamente, mas, mesmo assim, é preciso analisar as questões pertinentes à sua carreira. De uma maneira genérica, podemos listar essas principais preocupações e como resolvê-las:
1. Formalização do escritório
Para atuar como advogado, o novo profissional tem duas opções principais: trabalhar como autônomo ou formalizar uma sociedade, as quais podem optar pelo Simples Nacional como regime de tributação. A gente fala sobre algumas questões para abrir escritório de advocacia aqui.
2. Área de especialização
A segunda preocupação deve ser com a área de especialização. Tanto o mercado jurídico quanto as empresas e os clientes sempre irão buscar um advogado especializado. A especialização possibilita ao novo advogado valorizar seu próprio trabalho, atender melhor seus clientes e aumentar as chances de crescimento.
3. Estudar e estudar mais
Para manter a excelência na profissão, o advogado necessita manter um constante aperfeiçoamento. A qualificação do advogado é que vai evitar os erros, o que pode comprometer seriamente sua atuação junto aos clientes. Mantendo-se atualizado, seja por cursos online ou presenciais, o advogado estará pronto para atender as demandas dos clientes, gerando mais confiança e demonstrando maior responsabilidade com a própria carreira.
4. Marketing jurídico
O novo advogado deve usar todas as ferramentas disponíveis para divulgar o seu trabalho, gerando o melhor posicionamento possível no mercado. A internet é hoje o principal meio para fazer marketing sem violar as regras do Código de Ética da OAB. Ferramentas como as redes sociais, o e-mail marketing e a manutenção de um blog com conteúdo relevante permitem que o advogado possa atingir diretamente seu público-alvo.
Temos um e-book completo sobre como conquistar clientes na área jurídica e nele você encontra muitas dicas de marketing jurídico.
5. Informatizar o escritório
A informatização do escritório não deve ser feita apenas depois que ele começa a crescer e ter uma carteira de clientes maior. Desde o início de suas atividades, o advogado deve procurar um software adequado (preferencialmente deixando de lado os gratuitos, que são bastante limitados).
A informatização do escritório vai possibilitar que todas as atividades rotineiras ocupem menor tempo, aumentando a produtividade e facilitando o dia a dia do advogado.
Essas são pequenas preocupações de todo advogado no início de carreira, que, com ações simples, bem conduzidas, os permitirão trabalhar com mais tranquilidade.