Áreas jurídicas que estão sendo beneficiadas pelo avanço tecnológico

Por | 2018-03-16T13:13:08-03:00 5 de fevereiro de 2018|

Embora tenhamos nos referido no título “as possíveis áreas jurídicas que podem ser beneficiadas pelo avanço tecnológico”, a verdade é que a tecnologia já está beneficiando todos os setores do conhecimento humano.

Especificamente com relação ao mundo jurídico, a tecnologia passou a ser utilizada não apenas pelos advogados, mas também pelos Tribunais e mesmo pelos próprios cidadãos e empresas que buscam por serviços advocatícios, trazendo economia de tempo e dinheiro a todos.

Vamos ver, a seguir, onde a tecnologia está trazendo soluções para os profissionais envolvidos na Justiça:

Processo eletrônico

Pelo processo eletrônico, os advogados podem fazer consultas e ajuizar ações sem precisar sair do seu escritório. O acompanhamento pode ser feito em processos em tramitação em praticamente todos os órgãos da Justiça.

O processo eletrônico facilita os trâmites dos processos e traz economia de tempo e de custos para todos os órgãos envolvidos, agilizando o andamento e permitindo que os servidores judiciais possam se dedicar a outros serviços.

Melhor gestão do escritório

A maior parte dos advogados já utiliza softwares para gerenciar as informações armazenadas e todas as atividades jurídicas. Os programas disponíveis permitem, além de manter controle sobre os processos, gerenciar as áreas de contrato, administrativa e financeira.

Os sistemas possibilitam organizar e disponibilizar o andamento de processos em conexão com os sites dos tribunais, mantendo organizados e atualizados os dados processuais, dos clientes e dos próprios advogados.

Padronização das peças processuais

Além de oferecer acesso rápido aos atos processuais, a tecnologia também veio para ajudar na elaboração de peças e documentos que fazem parte da rotina do advogado.

Documentos padronizados de acordo com a demanda facilitam o trabalho dos profissionais do Direito, que podem se dedicar a outras tarefas ou mesmo melhorar seus conhecimentos e habilidades por meio de estudos e pesquisas.

Backup de documentos

A rotina dos advogados exige trabalhar com uma série de documentos e informações dos clientes e, em razão disso, é necessário fazer o backup dos arquivos diariamente, mantendo sua atualização para não perder prazos ou ter algum prejuízo.

A tecnologia permite que todos os documentos sejam salvos no sistema de nuvem, ou cloud computing, evitando problemas operacionais ou dos equipamentos.

Compartilhamento online de documentos

Essa mesma tecnologia em nuvem, que vem crescendo nos últimos anos, é um dos recursos mais utilizados, já que vem gerando economia financeira e espaço físico nos computadores.

Sua maior vantagem é poder compartilhar online qualquer documento, que pode ser acessado por pessoas cadastradas, beneficiando o trabalho dos advogados e de todos os envolvidos no mundo jurídico.

Conferências, reuniões e acordos à distância

Um dos principais benefícios da tecnologia para as áreas jurídicas é a possibilidade de realizar reuniões, fechamento de acordos e conferências à distância.

A maior parte dos profissionais do Direito mantém sempre uma agenda bastante apertada e, por isso, é necessário usar todas as alternativas para dar prosseguimento às atividades.

Assim, por exemplo, se for preciso fazer uma reunião com outros advogados ou integrantes de empresas, não é mais preciso se deslocar de uma cidade para outra. A videoconferência pode otimizar esse trabalho, oferecendo, além do mais, economia de transporte, hospedagem e alimentação, além da própria reserva de espaço para reuniões.

A videoconferência vem sendo usada, inclusive, pelo próprio Judiciário, o que permite agilizar o andamento de todas as atividades.