Como funciona a declaração de imposto de renda para advogados?

Por | 2018-03-28T12:17:19-03:00 28 de março de 2018|

A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física pode ser feita de forma completa ou simplificada. Basta preencher os valores e consultar no próprio programa fornecido pela Receita Federal qual a opção mais interessante para cada caso.

Dependendo de quanto você tenha recebido no ano de 2017, a declaração completa pode ser mais interessante para pagar menos imposto de renda. Como você pode analisar o melhor modelo, faça a declaração com todas as informações e, quando estiver pronta, verifique o valor do imposto a ser recolhido ou restituído.

Para o advogado, quanto mais gastos dedutíveis, menor será a renda tributável e, em razão disso, o valor do imposto também será menor. Mas, é preciso ter atenção ao fato de que todas as despesas dedutíveis declaradas devem ser comprovadas por você, havendo a necessidade de arquivar todos os documentos por, pelo menos, 5 anos.

Declaração simplificada ou simples? Qual é a melhor alternativa para o advogado?

De uma forma geral, o modelo Simplificada é mais vantajosa para advogados que possuem apenas uma fonte de renda, para quem trabalha no departamento jurídico de uma empresa, por exemplo. Para advogados que atuam como profissional liberal, mantendo seu próprio escritório, há a necessidade de fazer o Livro-Caixa e lançar todas as despesas dedutíveis. Na declaração simplificada existe um limite de dedução, que é estabelecido em 20% do valor da receita bruta. Então, talvez seja mais vantajoso optar pelo modelo Completa.

Lembre-se que cada caso é um caso. Falamos aqui de uma forma generalizada. O ideal é que, mesmo que você tenha uma estimativa de qual modelo é mais vantajoso, preencha toda a declaração, como se fosse entregá-la completa, detalhando todos os gastos que podem ser deduzidos. E usar o programa gerador da declaração para comparar os dois modelos  no canto inferior esquerdo da tela, pois mostra o valor exato do imposto (a ser restituído ou pago).

O quadro vai ficar exposto o tempo todo na tela do programa e, assim, você poderá comparar os modelos até mesmo antes de finalizar o preenchimento da declaração. Nesse quadro, você pode definir o modelo de sua declaração. Se você escolher no modelo completo, é só clicar em “Por deduções legais”, e se escolher o simplificado, basta selecionar a opção “Por desconto simplificado”.

O que o advogado pode deduzir no Imposto de Renda?

Se você atua como profissional liberal, poderá optar pelo modelo simplificado e acabar pagando mais imposto, se não souber que pode deduzir os gastos do Livro-Caixa, onde são registrados todos os seus rendimentos e pagamentos. A seguir, você vai saber sobre os gastos que podem ser deduzidos no caso de fazer uma declaração completa:

Despesas relacionadas com a atividade profissional

Os advogados que mantém o Livro Caixa são os que atuam como profissional liberal, ou autônomo. Nesse caso, tudo o que gastar e que estiver relacionado com o trabalho pode ser deduzido durante o ano todo, como despesas com aluguel, telefone, água, luz e internet, entre outras.

Além das despesas de manutenção do escritório, o advogado pode lançar como despesas todo o material que utiliza em sua atividade profissional, inclusive participação em congressos e em cursos, desde que as despesas possam ser comprovadas como relacionadas com o exercício da profissão.

Para advogados que recebem rendimentos de pessoas físicas, essas despesas podem ser lançadas no programa Carnê-Leão, que vai calcular a dedução de forma automática. No entanto, se o advogado recebe apenas de pessoa jurídica, a dedução só poderá ser feita quando preencher a declaração, podendo ter imposto a pagar.

Se você recolhe valores ao INSS ou se está investindo em planos de previdência privada ou em fundos de pensão, também poderá deduzir os valores pagos ao longo do ano. No caso de previdência privada e fundos de pensão, no entanto, existe um limite, fixado em 12% da renda tributável.

Comece a reunir todos os documentos e aproveite a melhor forma de fazer sua declaração de imposto de renda. Apenas não deixe de fazer isso, já que sua profissão exige que esteja dentro da legalidade.