Personalidades famosas que são formadas em Direito e você não sabia

Por | 2018-04-18T15:08:39-03:00 18 de abril de 2018|

A advocacia é uma profissão que atrai naturalmente as pessoas, uma vez que todos procuram ter seus direitos ou, pelo menos, conhecê-los mais a fundo. Sabemos que nem todos que fazem uma faculdade de Direito se voltam para a profissão e para o desenvolvimento de uma carreira na advocacia. Depois da faculdade, a vida pode preparar outros caminhos e, assim, levar a atuação em áreas diferentes da de formação.

Foi o que aconteceu com as personalidades que mencionamos a seguir:

Mahatma Gandhi, político e líder o movimento de independência da Índia, quando era dominada pelos ingleses.

Nelson Mandela, líder sul-africano que se tornou o primeiro presidente da África do Sul, chegando a ganhar o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Fidel Castro, que lutou contra o governo ditatorial de Fulgêncio Batista, em Cuba, mas que se tornou o novo ditador.

Barack Obama e Michelle Obama, presidente e primeira-dama dos Estados Unidos, ambos formados pela Universidade de Harvard.

Andrea Bocelli, tenor, compositor e produtor musical italiano, que nasceu com glaucoma congênito e, mesmo cego, conseguiu se formar em Direito e trabalhar como advogado, antes de se tornar cantor e vender mais de 80 milhões de cópias no mundo todo.

Abraham Lincoln, lenhador que se tornou advogado, tendo trabalhado em questões envolvendo direito de propriedade e que se tornou presidente dos Estados Unidos, sendo o responsável pelo fim da escravidão naquele país.

Gerard Butler, escocês que viveu o rei de Esparta Leônidas no filme 300. Antes disso, formado em Direito, trabalhava em um escritório de Edinburgo.

Personalidades famosas brasileiras que se formaram em Direito

No Brasil também temos algumas personalidades “curiosas” que são formadas em Direito. Nosso país teve 14 presidentes da República formados em Direito pela Universidade de São Paulo, sendo o atual, Michel Temer, também formado pela instituição. Além disso, dezenas de políticos, estadistas e ministros também se formaram na mesma universidade.

Também temos atores, diretores de teatro e cinema e outras personalidades que deixaram de atuar na área para se aventurar em outras atividades. A literatura nacional, por exemplo, possui 37 personalidades de destaque o mundo literário com diploma de Direito, como, por exemplo, José de Alencar e Oswald de Andrade. Outras personalidades brasileiras bastante conhecidas que passaram por faculdades de Direito foram:

  • Caio Blat, ator, formado pela USP;
  • Flávia Alessandra, atriz, formada pela UERJ;
  • Gracyanne Barbosa, atriz, formada pela URFJ;
  • José Celso Martinez Correa, cineasta, formado pela USP;
  • Luciano Huck, apresentador de TV e empresário, formado pela USP;
  • Marcos Caruso, ator, formado pela USP;
  • Nelson Pereira dos Santos, diretor de cinema, formado pela USP
  • Paulo Autran, ator, formado pela USP;
  • Renato Borghi, ator e diretor, formado pela USP.

Acha que faltou alguém nesta lista? Conte para nós!