7 dicas de boas práticas de WhatsApp para advogados

Por | 2018-06-06T16:03:04-03:00 6 de junho de 2018|

O WhatsApp é um aplicativo que veio para facilitar a comunicação entre as pessoas, servindo também como uma excelente ferramenta de trabalho, inclusive para advogados. Para usar o aplicativo da forma ideal é preciso separar bem as situações: contatos de trabalho devem ser tratados profissionalmente e contatos pessoais nas horas devidas. Veja, a seguir, algumas boas práticas para, você advogado, usar o WhatsApp em sua rotina diária:

1. Atente-se no primeiro contato

Quando fizer o primeiro contato com uma pessoa, a regra básica é: cumprimentar, se apresentar, informar o assunto que precisa tratar, explicar (se necessário) e se despedir, em seguida. Ou seja: é preciso ser o mais breve possível na mensagem e aguardar a resposta.

2. Limite os horários em contatos profissionais

Os assuntos profissionais vêm se tornando cada vez mais frequentes no WhatsApp. Nesse caso, é importante contatar na hora certa, ou seja, quando estiver em horário de trabalho. Depois do expediente, só mande qualquer mensagem se for algo extremamente urgente, pedindo as devidas desculpas pelo horário.

3. Quando visualizar, responda

Sempre que visualizar uma mensagem, não se esqueça que a pessoa que enviou fica sabendo e, portanto, se estiver livre, responda imediatamente. Se precisar saber mais sobre o assunto, informe que irá retornar depois. Se estiver ocupado, informe apenas que não pode conversar no momento e que vai retornar assim que estiver livre.

4. Não cobre uma resposta de imediato

Da mesma forma que você pode não responder de imediato, a pessoa também pode estar ocupada. Não fique enviando pontos de interrogação. Isso apenas mostraria uma atitude não profissional. Simplesmente, aguarde e, se o assunto for de extrema urgência, faça uma ligação e passe a informação da forma mais objetiva possível.

5. Evite áudios e elimine áudios longos

Embora o áudio seja muito mais prático, é melhor evitá-lo em conversas profissionais. Muitas vezes, a pessoa com quem quer falar não vai poder ouvir. A mensagem de texto é muito mais fácil de ser vista em qualquer situação. O áudio só deve ser utilizado em última instância e deve ser rápido. Se for longo, faça uma ligação.

6. Não envie mensagens pessoais a contatos profissionais

A menos que seja uma pessoa bastante próxima, deve restringir as mensagens a assuntos profissionais. E nunca compartilhe – mesmo com contatos profissionais mais íntimos – mensagens sem antes verificar a fonte. As fake news estão sendo motivo para investigações e você, como advogado, deve se portar de acordo com sua profissão.

7. Não utilize grupos, a menos que seja necessário

Os grupos no WhatsApp, para questões profissionais, devem ser feitos apenas com as pessoas envolvidas. Além disso, os assuntos devem ser restritos ao objetivo do grupo. São regras simples e práticas que podem e devem ser aplicadas em todos os seus contatos.