Quando um advogado pode considerar sua carreira consolidada?

Por | 2018-06-13T17:22:39-03:00 13 de junho de 2018|

Desde o momento em que o advogado consegue aprovação da OAB para o exercício de sua profissão, o profissional busca uma atividade no promissor e concorrido mercado jurídico, que exige profissionais cada vez mais capacitados Por isso, desde o início, é importante que o operador de Direito esteja atento a cada passo dado, apresentando uma linha de conduta, aprendizado e crescimento.

Assim, desde o início da carreira, para que ela se consolide, é necessário que o advogado esteja preparado para todos os desafios que irá enfrentar. Ele deve se dedicar com o máximo empenho a todo e qualquer cliente, por menor que seja sua causa. Outras características importantes são os gostos por leitura, estudos, especializações, por exemplo. Além de ter uma personalidade sociável, um grande senso de justiça, o hábito de avaliar comportamentos sociais, a pratica de “resolução” de problemas e facilidade de comunicação.

Desde o desenvolvimento dessas habilidades, o advogado já começa a consolidar sua carreira. 

Como o advogado chega a uma carreira consolidada?

Não existe um manual que o profissional de Direito siga para conseguir, no futuro, uma carreira consolidada. O advogado sabe que é com sua atuação que vai conseguir o respeito dos seus clientes e dos próprios advogados que o conhecem. Todos os anos, o mercado jurídico possui cada vez mais novos profissionais que, para quem quer se colocar bem dentro desse mercado, é preciso procurar estratégias que lhe permitam alcançar seus objetivos.

O advogado deve procurar, a partir de suas próprias preferências, a área do Direito em que pretende atuar e se dedicar a ela, procurando se especializar ao máximo, já que é a especialização que vai garantir uma melhor atuação dentro da área escolhida.

Não existe um momento certo em que o advogado possa considerar que sua carreira está consolidada, uma vez que, a cada momento, podem surgir novos desafios. Portanto, basta apenas uma coisa: estar sempre preparado para novas possibilidades e oportunidadesA atuação constante, de forma ética e honesta são fatores que devem ser os primeiros a serem considerados. Além disso, o advogado deve agir com discrição e equilíbrio, fazendo com que seus clientes tenham nele total confiança.

Ou seja: a consolidação da carreira, para o bom advogado, é praticada todos os dias, através de sua atuação perante a sociedade.