Vantagens que a utilização de um smartphone ou tablet pode trazer ao cotidiano do advogado

Tempo de leitura: 3 minutos

O operador do Direito precisa saber aproveitar o que a tecnologia pode lhe proporcionar na finalidade de facilitar o seu dia-a-dia de trabalho. Existem muitos aplicativos no mercado, gratuitos e pagos, que auxiliam o cotidiano do advogado e tornam mais simples algumas tarefas, principalmente quando o mesmo está longe do escritório.

Na medida em que ocorre uma “modernização” nas atividades do advogado, seu trabalho ganha maior eficiência. Isso porque na advocacia, e frente a tantos prazos, cada tempo economizado é de grande valia.

Assim, muitas atividades que antes do auxílio de aplicativos só poderiam ser realizadas dentro do próprio escritório, agora podem ser realizadas na rua, no fórum, nas filas de Banco, entre outros; o que gera uma maior produtividade do seu escritório e uma melhor prestação de serviços para seus clientes.

Através do smartphone ou de um tablet você pode receber atualizações das decisões de maior relevância dos Tribunais Superiores, mantendo-se constantemente atualizado e muito bem informado, podendo inclusive consultar a legislação e dirimir rapidamente algumas dúvidas.

Nesse passo, vale mencionar que o Conselho Federal da OAB, desenvolveu um aplicativo chamado CNA (Cadastro Nacional dos Advogados). Através dele, você pode consultar o cadastro de advogados registrados em nosso país. Aplicativo interessante e prático para localizar um colega de profissão e entrar em contato diretamente para eventual proposta de acordo, por exemplo.

Além disso, existem aplicativos que lhe permitem armazenar arquivos e documentos nas nuvens. Desse modo, através de um HD virtual, você não precisará ficar gravando dados em CD ou pen drive. Se isso não bastasse, é possível compartilhar uma pasta de seu interesse com outros usuários, os quais podem acessar em qualquer lugar os arquivos e até mesmo realizar o download dos mesmos ou uploads de novos. De maneira a elucidar a funcionalidade do aplicativo, você pode armazenar modelos de petições que são utilizadas no seu escritório e compartilhar a pasta com seus funcionários, os quais podem acessar em qualquer lugar do planeta (desde que o serviço de internet esteja disponível) pelo smartphone ou tablet, realizar o download e trabalhar em cima do modelo, após, fazem o upload do arquivo e você pode corrigí-lo.

O uso de aplicativos também possibilita ao advogado uma espécie de escritório virtual, onde pode ter listado a relação de seus processos, bem como acompanhar o andamento dos mesmos. Isso possibilita um acesso prático e uma rápida explicação para um cliente que parar você na rua, pretendendo buscar informações sobre as movimentações processuais no processo em que ele é parte.

Aplicativos também possibilitam ao advogado pode digitalizar qualquer documento a partir do seu celular e reunir várias dessas digitalizações em um arquivo apenas. Após, através de rápidos cliques você pode imprimir diretamente em uma impressora wi-fi próxima.

Vale lembrar que se você está atrasado para uma audiência ou não conhece exatamente o local do fórum de certas comarcas, existem aplicativos que realizam esse serviço para você, inclusive, informando acidentes e congestionamentos, evitando aquele stress no trânsito.

Insta mencionar também a possibilidade de trocar e-mails com uma maior facilidade, bem como reduzir os custos com ligações ou troca de mensagens rápidas, haja vista a quantidade de aplicativos que realizam isso.

Por derradeiro, não podemos deixar de mencionar a possibilidade de um advogado assinar digitalmente petições, assim, evita o acúmulo desnecessário de petições a ser corrigidas apenas no momento em que ele chegar ao escritório, dando um fluxo maior para o seu escritório.

Portanto, aplicativos são necessários para simplificar a rotina do advogado. Obviamente que as funções mencionadas acima são apenas algumas que a grande quantidade de aplicativos existentes possibilita. Com toda a certeza eles facilitam a vida do advogado, fazendo com que esse não desperdice seu tempo valioso e possa dedicar uma maior parte do seu tempo para o trabalho.

Até o próximo artigo.

5 Comentários


  1. Muito bom o seu artigo.
    Melhor ainda se fizesse indicações de software (grátis, se possível) utilizáveis para execução das tarefas mencionadas.
    Grato pela dica.

    Responder

    1. Olá, Manoel.

      Tem um aolicativo gratuito chamado certillion que possibilita justamente essa última necessidade citada no artigo “possibilidade de um advogado assinar digitalmente petições, assim, evita o acúmulo desnecessário de petições a ser corrigidas apenas no momento em que ele chegar ao escritório, dando um fluxo maior para o seu escritório”. Dá inclusive para ser adotado por todo um escritório de advocacia pra que todo mundo possa fazer isso.. e isso também não é cobrado.

      Os responsáveis pelo serviço podem ser contatados no site certillion.com

      Att.

      Responder

  2. Olá!!! Muito bom seu artigo!
    Gostaria de sugerir, que indicasse opções (nome dos programas) aos serviços que você mencionou.

    Parabéns!!!

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *