5 séries que todo acadêmico de Direito deve assistir

Tempo de leitura: 2 minutos

É importante que um acadêmico de Direito busque meios de aprendizados alternativos para complementar o conhecimento obtido através de doutrinas e leis. Justamente por isso que o Blog Jurídico Correspondentes sempre busca fornecer grandes dicas para você.

Dessa forma, salientamos que muitas séries de televisão tratam de assuntos envolvendo questões jurídicas e sociais, inclusive, retratando o cotidiano de um escritório de advocacia.
Assim, listamos inicialmente 5 séries que você deve assistir e compreender ainda mais o cenário jurídico e questões relacionadas ao dia-a-dia do advogado. Com toda a certeza essas séries permitem ao estudante aprimorar a sua visão sobre determinados assuntos:

1 – BETTER CALL SAUL

better-call-saul

O advogado Saul Goodman aparece em outra séria de enorme sucesso, Breaking Bad. Na série Better Call Saul é retratado o início da vida profissional do advogado, especificamente 6 anos antes de Saul Goodman ser contatado por Walter White. O interessante para os acadêmicos de Direito é analisar a questão da ética profissional.

2 – HOUSE OF CARDS

house-of-cards

A série possui como protagonista o ator Kevin Spacey. No drama político a incessante busca pelo poder demonstra a corrupção envolvendo os parlamentares, principalmente no que concerne ao envolvimento de empresas.

3 – SUITS

suits

A série demonstra o cotidiano competitivo envolvendo o mundo corporativo jurídico. São inúmeros os casos jurídicos resolvidos no escritório Pearson e Hardman. Em tese todos os funcionários contratados pelo escritório devem ser formados em Harvard, contudo Harvey Specter decide arriscar no momento em que contrata Mike Ross, o qual sequer cursou Direito.

4 – DEXTER

dexter

O protagonista da série é um assassino que trabalha dentro da polícia de Miami como especialista em amostras de sangue. Todavia, as suas vítimas são apenas os criminosos que conseguiram escapar sem punição pelos crimes cometidos. O pai adotivo de Dexter Morgan, Harry Morgan, desenvolve o chamado “Código de Harry”, o qual sempre é utilizado por Dexter, a fim de executar os seus assassinatos e não correr o perigo de ser preso.

5 – THE GOOD WIFE

the-good-wife

Alicia Florrick retorna a exercer a profissão de advogada após muito tempo cuidando de sua casa. A decisão do retorno à antiga rotina acontece após o seu marido ser preso em virtude de um escândalo envolvendo sexo e corrupção. A advogada tem como meta conseguir sustentar a sua família e manter a sua reputação.

Na próxima semana vamos indicar mais 5 séries para você!

E você, conhece outra série que não foi mencionada aqui?

21 Comentários


  1. Franklin & Bash. Adoro! Tem um ar cômico, mas muito moral e ético. Eles são dois advogados que atuam juntos em uma grande cia., mas são meio quebrados, pq ajudam sempre que podem e dividem uma casa na praia com alguns funcionários. Pela manhã eles tem que surfar, antes de trabalhar.

    Responder

  2. A série DEXTER é simplesmente fantástica! Emoção e adrenalina o tempo todo.

    Responder

  3. Dexter é muito bom. E envolve muita psicologia. Até onde o direito alcança?

    Responder

  4. Amava Drop Dead Diva também…apesar das diferenças entre o nosso direito e o americano, há muitas semelhanças comportamentais! Vou começar assistir Boston Legal.

    Responder

  5. Faltou o “Lie to Me” e “White Collar”. Abas as séries, bem com as séries abaixo relaciondas, você poderá encontrar no NetFlix, a saber:
    Suits (3 Temporadas); Lie To me (5 Temporadas); The White Collar (5 Temporadas); Drop Deep Diva (7 Temporadas); Better Call Saul (3 Temporadas); Dexter (3 Temporadas); House of Cards (5 Temporadas); Law & Order SUV (5 Temporadas)…

    Creio que seria válido faazer uma seção de recomendação de filmes e seriados, ao invés de ficar somente em algum post…

    Mas parabenizo pela iniciativa.

    Responder

  6. Essas séries são muito interessantes, embora o sistema legal norte-americano seja diferente do brasileiro. A melhor e insuperável série que assisti foi BOSTON LEGAL. Os atores principais são há muito tempo mestres renomados em Hollywood e a outro boa série é Drop Dead Diva, que me lembra muitas advogadas.

    Responder

  7. Pessoal muito legal a lista mas faltou o Scandal.
    O Elementary também é muito bom.

    Responder

  8. Gostei de seu comentario sobre as séries, assisti algumas. Obrigado por ter enviado.

    Responder

  9. Eu atualmente estou assistindo Em Busca De Justiça, muito bom. Seriado francês que está atualmente passando na +Globosat. Vale a pena!

    Responder

  10. vários outros, melhores que muitos dos indicados.
    1 – How to get away with murder
    2 – Law and order SVU
    3 – Chicago PD
    4 – Elementary

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *