Livros, séries, cinema? Como você vai aproveitar as férias? Temos algumas dicas

Por | 2015-12-17T18:35:52-02:00 17 de dezembro de 2015|

Após um longo período de muito trabalho, estudo e dedicação, todos os profissionais enxergam no recesso de fim de ano uma oportunidade para descansar e recuperar as energias para o próximo ciclo. Por isso, é fundamental aproveitar os dias de folga entre o fim e o início de um ano novo para conceder um relaxamento para o corpo e também para a mente.

E no caso de um advogado, definitivamente, o entretenimento também pode se transformar em uma forma excelente de se atualizar e já começar a pensar em melhorias para os próximos serviços. Por isso, confira a seguir algumas dicas para que os advogados possam passar o tempo livre mais tranquilo nessa virada de ano.

Leitura

A leitura é um passatempo extremamente divertido, interessante e que pode ser fundamental para garantir ainda mais qualidade para o exercício da profissão de advogado. Nossa equipe indica o livro Um Pilar de Ferro, de Taylor Caldwell. A obra conta a história de Marco Túlio Cícero, orador e advogado na Roma Antiga. No decorrer das páginas, você vai descobrir as principais passagens da vida de Cícero, como o seu trabalho em um escritório de advocacia, a sua atuação em cargos públicos e a utilização de discursos honestos e poderosos para ocultar os conturbados bastidores da política romana.

Confira outras sugestões de livros que já tínhamos publicado anteriormente aqui no blog.

Cinema

Assistir a um bom filme também é uma maneira agradável de se divertir e também refletir sobre diversos dilemas da sociedade no geral. O filme brasileiro, Carandiru, pode ser uma ótima escolha. O longa narra os anos de trabalho voluntário do doutor Dráuzio Varella no presídio do Carandiru. Além disso, mostra um verdadeiro código de vida e morte entre os detentos, que tentam fazer a sua própria sociedade até a rebelião, na qual mais de cem presos foram assassinados. O filme causa uma reflexão sobre as condições do sistema penitenciário brasileiro.

Até mesmo a ficção científica futurista pode ser útil para entreter um advogado em um dia de folga. O filme “Minority Report” pode ser uma grande escolha. Em 2054, uma equipe especial da polícia tem a capacidade de deter as pessoas antes mesmo da realização de seus crimes. O problema começa quando um policial é acusado de um crime que ainda vai cometer. O longa auxilia na compreensão de que o direito só pode analisar e julgar situações passadas e jamais deve se posicionar a respeito de suposições futuras. Vale citar também que neste ano, “Minority Report” se transformou em uma série de televisão.

Já listamos algumas vezes outros filmes que têm relação com a área jurídica, confira: 7 filmes com advogados como protagonistas, Filmes com Laços Jurídicos, Direito e Justiça em filmes nacionais.

Séries de televisão

Existem diversas séries sobre o mundo jurídico, mas, recentemente o seriado How to get away with murder vem chamando muito a atenção. A série retrata a rotina de uma advogada criminalista e também professora universitária, que utiliza os seus estudantes nos casos em que trabalha. Vale destacar também que a atriz Viola Davis, que vive a protagonista, fez história ao ser a primeira negra a receber o Globo de Ouro como atriz principal nesse ano.

Veja outras séries com advogados que já separamos em um post anterior.

Deixe nos comentários o que achou de nossas dicas. E aproveite bem seu recesso.