Imposto de Renda: 5 dicas de última hora

Por | 2018-03-14T20:43:49-03:00 28 de abril de 2016|

Esta é a última semana para entrega da declaração do Imposto de Renda e, certamente, muita gente está deixando para a última hora, uma situação bastante comum, principalmente quando se trata de Brasil.

Se você é um desses que deixou sua declaração para os últimos dias, veja algumas dicas para não deixar de cumprir com sua obrigação, já que a entrega depois do prazo vai acarretar multa de R$ 165,74, ou de 20% do valor do imposto a pagar, sendo válido o maior deles.

1. Confira todos os documentos

Antes de fazer os lançamentos, confira toda a documentação que você tem em mãos. Preencha todos os dados e escolha a melhor forma de enviar o imposto, se pela Declaração Completa ou pela Declaração Simplificada. Se faltar alguma coisa, sempre haverá a oportunidade de fazer uma Declaração Retificadora.

2. Tenha atenção com os bens declarados

Se você importou os dados dos bens declarados no Imposto de Renda anterior, confira se todos estão lançados e se não houve movimentação. No caso de ter feito alguma reforma em algum imóvel, se tudo estiver comprovado, você pode aumentar o valor do imóvel com essa documentação.

3. Cuidado com os pagamentos

Você pode deduzir despesas médicas, inclusive dos dependentes, e despesas com educação. Confira se não se esqueceu de nenhuma despesa médica que esteja fora do seu plano de saúde.

4. Registro de aluguéis

Lembre-se que o aluguel pago pelo contribuinte não é despesa dedutível, mas o aluguel recebido é receita que deve ser declarada. Se você recebeu algum aluguel, o seu inquilino fez o lançamento na declaração, já que isso faz parte das informações. Faça o mesmo com sua declaração para não ser considerado um sonegador.

5. Dependentes

Se você é separado, combine direito o lançamento dos dependentes menores de 18 anos (ou de 24, se estiver fazendo curso superior), para que não sejam lançados duas vezes. Agora é preciso informar o CPF dos dependentes e a Receita Federal vai cruzar as informações.

O prazo máximo para entrega do Imposto de Renda 2016 é 29 de abril, sexta-feira, às 23h59. Após isso, você fica sujeito à multa. Para não incorrer, retornamos à informação de início: entregue sua declaração, mesmo com erros, e faça uma retificadora depois.