O que um trabalho voluntário pode agregar à sua carreira jurídica

Por | 2018-03-14T20:43:46-03:00 28 de maio de 2016|

O trabalho voluntário ganha cada vez maior relevância no currículo, além de sua própria importância natural para a sociedade. Um dos principais motivos para isso é o fato de as empresas terem cada vez mais preocupação com o conceito de sustentabilidade e de participação na comunidade.

Como a sociedade exige hoje muito mais das empresas, além da qualidade de seus produtos, é importante também mostrar que seus empregados estão dando o exemplo.

Assim, as empresas buscam estimular o trabalho voluntário para que sua imagem seja bem vista pelo público. Então, nada mais lógico que faça valer o trabalho voluntário como uma forma de mostrar que também seus empregados estão preocupados com a imagem da empresa.

A importância do trabalho voluntário para o advogado

Para a carreira jurídica, o trabalho voluntário mostra a preocupação do advogado com relação aos problemas das pessoas que vivem numa comunidade. O envolvimento numa ação de cidadania, muito mais do que um componente de marketing, mostra que o advogado tem interesse em ajudar e retribuir aquilo que aprendeu, agregando também conhecimento à experiência adquirida em suas atividades.

Engajar-se num projeto de cidadania para um advogado torna-se um fator importante para concorrer no mercado de trabalho, principalmente porque a responsabilidade social é uma ferramenta de atração e de retenção de talentos.

O que se percebe nos dias de hoje é que o desejo de contribuir com a sociedade é algo enraizado nos profissionais mais jovens, sendo uma forma de motivar-se e de atrair a atenção da própria sociedade para os problemas que existem e que precisam ser solucionados de alguma forma.

O trabalho voluntário, desta forma, é uma excelente oportunidade de desenvolver novas competências e habilidades para a carreira profissional, servindo também para aprimorar a experiência que um profissional possui. A atividade exercida no trabalho voluntário, acima de tudo, torna-se uma chance de aprimorar as próprias técnicas de liderança.

Para o advogado, portanto, que é um líder em qualquer situação, o trabalho voluntário é a melhor forma de conseguir experiência, angariando valores para o seu currículo e para suas oportunidades no mercado de trabalho.

E você, já fez algum tipo de trabalho voluntário? Clique aqui e compartilhe sua experiência conosco.