Tirei minha carteira da OAB. Qual o próximo passo?

Por | 2018-03-14T20:42:46-03:00 13 de dezembro de 2016|

A partir do momento que você tem em mãos sua carteira da OAB, abre-se um novo mundo de possibilidades para sua carreira. Ela é o passaporte para sua vida de advogado, exigindo de você a atenção necessária para tudo o que pretende na vida.

Agora, é preciso definir a área em que você pretende se especializar, se é que já não tem uma, e procurar saber o máximo possível sobre essa área. Como tudo que fazemos é em parceria atualmente, com uma área definida torna-se também mais fácil definir como será o seu trabalho, sem esquecer que é preciso estudar de maneira constante.

Fazendo uma pós-graduação

Se ainda não pensou no assunto, comece a procurar uma pós-graduação dentro da área que busca especialização. A pós-graduação é importante para que você tenha destaque na advocacia, principalmente porque um escritório demanda custos e renda para cobri-los e, pelos números apresentados, apenas após dois anos de muito trabalho um novo advogado consegue ter clientes suficientes para pagar as despesas de um escritório próprio.

Da mesma maneira, lembre-se dos seus professores. Afinal, são eles os que mais podem fazer as recomendações. Se você foi um aluno exemplar e mostrou realmente interesse pela carreira de advocacia, com a carteira da OAB em mãos você poderá ser recomendado e ter um convite para uma entrevista que poderá lhe garantir uma boa colocação, seja num escritório ou numa empresa.

O importante é não desistir se tiver dificuldades

Mantenha-se sempre motivado. Não pense que um começo de carreira é algo fácil. E todos passam por isso, salvo raríssimas exceções. Com a carteira você já pode fazer seus cartões de visita e distribuí-los entre os conhecidos, amigos e parentes.

Mantenha-se sempre na ativa, não tenha preguiça e não se deixe derrotar. Uma dica muito útil é prestar o serviço de correspondência jurídica, o que lhe trará uma renda extra bacana, bem como agregará experiência para a sua carreira profissional.

E não se esqueça de se manter integrado, principalmente procurando a Caixa de Assistência dos Advogados. Afinal de contas, você tem direito, já que uma parte da contribuição paga à OAB é revertida para a CAA, onde você pode se inscrever e manter contato direto com outros advogados, aumentando o número de contatos de seu networking e possibilitando encontrar uma boa atividade para esse início de carreira.

LEIA MAIS:

Por que é tão importante conseguir sua carteira da OAB

Como posso estudar para o Exame da OAB

Não passei na prova da OAB. E agora?

Opções para o início de carreira de advogado

Apresentadas essas opções, defina exatamente o que pretende para seu futuro como advogado. Como dissemos, você pode ser advogado de uma empresa, se estiver dentro dos seus planos e se você tem conhecimento suficiente sobre advocacia empresarial. Pense que, numa empresa, existe a possibilidade de atuar com a área trabalhista, contratual, negociações e até mesmo comércio exterior. O que pode ser uma grande vantagem, principalmente se você domina outro idioma.

Trabalhar em escritórios de advocacia também traz grandes vantagens, oferecendo diversas áreas em que você poderá atuar e garantindo maior experiência para o seu futuro, se pretende ser advogado liberal, com escritório próprio. Não há como desconsiderar essa possibilidade.

Não se esqueça de que, como advogado e tendo a carteira da OAB, você também pode prestar concursos públicos, embora essa alternativa não seja agradável para muitos que pretendem um futuro na carreira de advogado. Para prestar concurso público, atualmente, existe a pequena dificuldade de ter de fazer longos cursos e se preparar adequadamente, com o pensamento focado para aprender o que se exige em cada concurso. É uma alternativa mais cômoda, naturalmente, já que, passando num concurso, você tem garantia de emprego e bom salário.

Só que é preciso pensar que, sendo funcionário público, você vai estar submetido a uma série de regras e não terá condições de colocar em prática tudo o que imaginou para o seu futuro.

Finalmente, no início de carreira você tem a possibilidade de lecionar, caso goste de dar aulas. Tendo a carteira em mãos, você também terá maior autoridade sobre o que estiver ensinando e essa atividade pode ser feita em conjunto com qualquer outra, desde que você tenha disponibilidade de horário.

Enfim, a carteira da OAB é o seu passaporte para o futuro. Você provou e comprovou que tem capacidade para exercer a função de advogado e todos os caminhos estão abertos!