Como um advogado pode promover o trabalho sem ferir a ética jurídica?

Por | 2018-03-14T20:43:21-03:00 13 de agosto de 2016|

Um advogado ou escritório de advocacia não está proibido de fazer publicidade dos serviços prestados, desde que o faça dentro do que estabelecer o Código de Ética e Disciplina da OAB, que tem um capítulo dedicado especialmente para isso.

Veja, a seguir, algumas orientações a respeito do que um advogado pode fazer para divulgar o seu escritório.

1. Anúncios

A sociedade de advogados pode veicular anúncio do escritório, informando nomes e registros da OAB, número de registro do escritório, endereço eletrônico e horário de atendimento.

2. Site

O advogado pode criar um blog ou site e veicular anúncios na internet, da mesma forma que em jornais e revistas. Da mesma forma, também pode inserir anúncios de seu site em outros sites.

3. Logo

O escritório de advocacia ou o advogado pode utilizar logotipos em todas as veiculações, seja na internet ou em revistas especializadas na área jurídica, desde que sejam compatíveis com a sobriedade exigida pelo Direito.

4. Conteúdo

Um advogado pode participar de revistas ou sites de internet, publicando assuntos relevantes em artigos. Pode também participar de página de cadastros de profissionais.

5. Qualificação

O advogado pode fazer referência a títulos ou qualificações que possui, divulgando sua especialização técnica, associações culturais e científicas de que participa e outros fatos que considerar importantes para sua carreia.

6. Seminário e eventos

O advogado também pode participar de reportagens jornalísticas sobre sua participação em seminários e outros eventos ligados à área jurídica, lembrando que, embora as reportagens possam ser feitas em jornais e revistas, a publicidade deve se ater a revistas especializadas em Direito.

7. Fotos

Além de mencionar a especialização do escritório ou do advogado, o uso de fotografias na internet também é permitido, desde que sejam também compatíveis com a sobriedade que se exige da advocacia.

8. Prêmios e palestras

O advogado também pode comparecer a eventos e receber premiação pela sua atuação no direito, tendo ainda o noticiário sobre o evento considerado apenas como consequência lógica do fato, podendo também divulgar sua participação em eventos onde irá atuar como palestrante.