Iniciante na correspondência jurídica? Saiba o necessário para começar com sucesso

Por | 2017-01-19T08:49:29-02:00 19 de janeiro de 2017|

O mercado de trabalho para o advogado tem se expandido com a correspondência jurídica. Assim, de certa forma, acabou reduzindo a acirrada concorrência entre os recém-formados, embora esteja aumentando no mundo virtual.

Mesmo com a pequena redução da concorrência para advogados que estão procurando emprego em escritórios ou empresas, temos que pensar que os processos seletivos estão cada vez mais exigentes. Isso porque sempre há a procura por profissionais que conhecem a fundo o mundo jurídico, o que elimina muitos advogados recém-formados, que ainda precisam ganhar experiência.

Uma das grandes vantagens da correspondência jurídica é que, mesmo ainda no curso de Direito, o futuro advogado pode começar a trabalhar. Ele pode realizar diversas diligências e, desta forma, consegue experiência que possa lhe dar o destaque necessário no futuro.

Conseguir experiência como advogado trabalhando na correspondência jurídica, portanto, é uma das melhores oportunidades, tanto para o estudante quanto para o advogado recém-formado. Ambos podem ser inseridos no meio jurídico e conhecer, na prática, tudo aquilo que irá desempenhar no futuro, podendo observar a linguagem, a postura, as tarefas, as diligência e, assim, analisar até mesmo as áreas pelas quais se interessa.

Vale ainda lembrar que tudo o que for realizado como correspondente jurídico irá fazer parte do currículo, garantindo ao novo advogado uma experiência que ele próprio foi buscar.

A atuação como correspondente jurídico, entre outras coisas, também favorece o novo advogado com acréscimo de contatos ao seu network. Assim, pode ter condições de estabelecer parcerias futuras e aproveitar melhores oportunidades de trabalho, desde que tenha executado suas tarefas com a presteza e a agilidade necessárias.

Correspondência jurídica: um reforço nos rendimentos

Na correspondência jurídica, cada diligência cumprida é remunerada de acordo com os valores previamente ajustados entre o advogado e o escritório ou empresa contratante.

Algumas seccionais da OAB já criaram tabelas de valores, que servem como base para a cobrança dos honorários relativos às diligências. Essas tabelas podem ser consultadas pela internet e servem como orientação para o novo advogado correspondente.

O trabalho de advogado correspondente não exige horários fixos ou local determinado para sua execução. Portanto, o advogado pode ter um emprego ou o estudante pode estar fazendo o estágio, ao mesmo tempo em que poderá cumprir com as diligências dentro das suas possibilidades, garantindo, além de tudo, um rendimento extra.

É evidente que, com o tempo e o conhecimento adquirido, o novo advogado correspondente poderá dedicar um tempo maior para a correspondência jurídica. Logo, terá maior retorno financeiro e terá a possibilidade de fazer da correspondência a atividade principal.

Assim, por exemplo, se o novo advogado está pensando em prestar um concurso em vez de procurar emprego, poderá facilmente conciliar as duas atividades. Através da rotina, conhecerá órgãos públicos e suas formas de atuar, trocará informações com os servidores e ampliará seu conhecimento sobre o serviço público.

Correspondente jurídico: possibilidade de primeiro emprego

Diante dessas informações, o novo advogado ou mesmo o estudante de direito não precisa ficar preocupado com desemprego ou ficar procurando áreas diversas de sua formação quando não encontra a melhor opção. A correspondência jurídica permite que ele possa aplicar seus conhecimentos em sua própria área.

Na correspondência jurídica, o profissional ou estudante poderá trabalhar para escritórios de advocacia, para o setor jurídico de empresas distantes de sua comarca e representa-los com a dignidade que a profissão exige.

Obrigatoriamente, o correspondente jurídico não precisa conhecer o processo em sua totalidade. Se for do seu interesse, ele pode se aprofundar no assunto, ganhando a experiência necessária, atendendo às necessidades e se tornando a melhor ferramenta à distância para outros escritórios.

É uma oportunidade que se apresenta de forma única: enquanto trabalha o correspondente jurídico também está adquirindo experiências, abrindo, dessa maneira, um grande leque de possibilidades para o seu futuro.