Dicas importantes para encontrar emprego na área jurídica

Por | 2017-03-30T16:52:34-03:00 30 de março de 2017|

Se você está procurando emprego na área jurídica e quer informações sobre como encontrar, certamente não vão faltar recomendações na internet e em revistas especializadas para criar uma boa primeira impressão.

A mais conhecida dessas recomendações é para você não ser modesto, para destacar suas mais importantes realizações. Contudo, segundo especialistas, nos últimos tempos os empregadores estão prestando atenção em dois fatores específicos, que são o potencial de realizações do candidato, opondo-se ao que já tenham feito anteriormente, e o esforço que o candidato está fazendo para conseguir a vaga.

Claro que destacar o que já foi feito é importante, sendo uma boa estratégia para atrair a atenção do entrevistador ou do futuro empregador, já que, naturalmente, o ser humano busca preferir um potencial maior, numa pessoa que já tenha méritos.

Quando um empregador precisa resolver quem deve contratar, no entanto, eles preferem aqueles que estão dispostos a conseguir o próximo sucesso, ou seja, de pessoas que apresentam potencial para uma grande realização no futuro.

Por que a preferência pelas possíveis realizações futuras?

Os especialistas que chegaram a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de Stanford e da Escola de Negócios da Universidade de Harvard, alguns estudos, pedindo aos entrevistados que decidissem sobre a contratação de jogadores e oferecendo algumas estatísticas sobre cada um deles, como pontos marcados e performance durante os jogos. Os números mostravam o que cada jogador já tinha realizado na carreira.

Em outra situação, foram mostradas projeções do que cada jogador poderia realizar no futuro e, como pressentiram, o jogador com maior potencial para o futuro foi selecionado.

Da mesma maneira, foram feitas pesquisas sobre avaliações de candidatos a emprego, comparando as análises de empregadores sobre candidatos com dois anos de experiência, que tinham alta classificação em teste de liderança, contra candidatos que não tinham experiência, mas que possuíam também alta classificação nos testes de liderança. Os candidatos sem experiência conseguiram aprovação.

Os avaliadores selecionaram os candidatos sem experiência tiveram resultados mais favoráveis porque, segundo eles, era mais importante analisar o potencial para o futuro do que sobre o que tinham feito.

Característica importante para encontrar emprego: o esforço

A outra condição na hora de encontrar emprego na área jurídica é a capacidade do candidato investir seus esforços no processo de sua própria contratação.

Um candidato que investe esforço acima da média para ser o selecionado mostra que será capaz de colocar seus esforços também no trabalho, até mesmo superando as próprias limitações.

Embora grande parte dos candidatos atenda aos requisitos da qualificação exigidos pela empresa, são poucos aqueles que colocam um esforço extra para serem contratados e vencer a concorrência e são esses que conseguem se sobressair, conseguindo vencer os outros candidatos.

No processo seletivo, nenhum empregador pede que o candidato demonstre sua capacidade de esforço. Cabe a ele próprio demonstrar isso à sua própria maneira e isso começa na preparação do currículo.

A maior parte dos candidatos apresenta o currículo genérico, destinado a empregadores em geral, mas alguns se dão ao trabalho de preparar um currículo específico para cada vaga, mostrando que está realmente interessado no emprego.

Um currículo precisa vender o candidato, e é esse o começo de um processo seletivo que pode dar certo no final. O currículo precisa estar bem escrito, abordando de forma interessante o que o profissional pode demonstrar, o que pode oferecer para a empresa e como ele, profissional, poderá colaborar para que a empresa atinja seus objetivos.

Portanto, quando você se candidatar a uma vaga na área jurídica, seja honesto no seu currículo, sem mentir, colocando o que já realizou e destacando os pontos que acha importantes para o futuro no emprego que está pretendendo.

Na carta de apresentação, use verbos ativos, deixando as frases mais diretas e ativas o quanto possível.

Revise seu currículo antes de mandar, analisando se não apresenta qualquer erro gramatical ou ortográfico. Um simples erro de digitação pode provocar impacto negativo e eliminar você do processo seletivo.

Cuide bem do seu currículo: ele é sua primeira apresentação

Depois de seu currículo pronto, mostre-o a algumas pessoas, preferencialmente um professor ou alguém que tenha um cargo superior ao seu, para que dê sua opinião.

Tome cuidado também com a formatação, mostrando um currículo limpo. A aparência é quase tão importante quanto o que você escrever.

Coloque uma fonte simples e clássica, com tinta preta em papel branco, e nada de cores ou qualquer tipo de enfeite. Veja as margens, deixando-as suficientemente largas e, se precisar usar negrito ou itálico, faça isso com moderação, garantindo que todas as informações sejam importantes e não apenas aquelas a que você deu destaque.

Não perca seu tempo para encontrar emprego na área jurídica

Este, provavelmente, é o ponto mais importante para encontrar um emprego na área jurídica: não perca tempo. Analise as vagas que realmente lhe interessam e não fique atirando para todo lado.

Procure manter o foco naquilo que estiver realmente interessado e use todo o seu potencial para conquistar o emprego que você quer.