9 dicas de sucesso para ser aprovado na 2ª fase da OAB

Por | 2017-05-25T10:25:22-03:00 25 de maio de 2017|

Os bacharéis em Direito que passaram na primeira fase do Exame da OAB vão enfrentar a segunda fase respondendo questões discursivas e uma peça profissional.

As questões a serem respondidas serão da área que o bacharel escolheu em sua inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

A peça processual vale 5 pontos e as quatro questões discursivas mais 5 pontos e o candidato, para ser aprovado, precisa conseguir pelo menos 6 pontos.

A seguir, o Jurídico Certo separou algumas dicas rápidas e práticas para esta segunda fase da OAB.

1. Comece pela peça prático-profissional

Na segunda fase da OAB, comece a responder pela peça prático-profissional, que vale mais pontos. Lembre-se, no entanto, que não deve ficar mais da metade do tempo disponível, uma vez que você ainda terá as questões subjetivas e discursivas para serem respondidas.

2. Evite rascunhos

Evite fazer rascunho. Você irá perder tempo escrevendo e depois reescrevendo e corrigindo o que foi feito. Faça um esboço do que você tem em mente, colocando os itens na ordem que devem ser escritos. Limite-se, no esboço, a colocar o endereçamento, o tipo de ação, o autor, o réu, o lastro dos fatos, os dispositivos legais, os pedidos e o valor da causa. Depois, baseado no esboço, comece a redigir, tomando cuidado com a redação, ortografia e gramática.

3. Cuidado com o rito da peça

Preste bem atenção ao rito da peça. É bastante comum na segunda fase da OAB o bacharel considerar que seja um rito ordinário, enquanto que pode tanto ser um rito sumário quanto um de juizado especial.

4. Preste atenção no material que vai levar

Conheça bem o material que está levando para a prova, leia tudo com antecedência e procure saber onde estão os itens que você precisa. Quando estiver fazendo a prova, você não terá tempo de ficar pesquisando. Se isso ocorrer, deixe a questão por último, fazendo sempre primeiro o que você já tem conhecimento.

5. Cuidado com a redação

Um dos maiores cuidados deve ser com a qualidade de sua redação. Hoje, o uso de editor de texto permite até que você possa ser corrigido automaticamente, mas a redação na prova é manual e você não vai contar com o corretor: vai precisar do seu conhecimento. O melhor conselho é que, em todos os momentos, você leia sempre, conhecendo as regras gramaticais e a ortografia.

6. Cuidado com a caligrafia

Você não pode escrever “criptografado”. A sua caligrafia deve ser bem legível, permitindo que o avaliador possa ler sua peça e suas respostas sem necessidade de decifrar o que você quis dizer. Caso seja necessário, treine um pouco para melhorar a caligrafia.

7. Seja claro e específico

Nas respostas da segunda fase da OAB não basta apenas colocar o dispositivo legal ou o instituto. Você deve demonstrar que sabe o que está tratando, explicando em que bases está se firmando para manter sua posição e demonstrando que entende sobre o que está discorrendo.

8. Cuidado com a identificação

Nas respostas da segunda fase da OAB tome muito cuidado com qualquer informação que não conste nas questões. Também tome cuidado para não assinar ou permitir que qualquer discrepância seja considerada uma identificação de sua parte. Caso isso ocorra, pode anular sua prova.

9. Estude material atualizado

Procure material atualizado para estudar. A OAB pode cobrar súmulas dos tribunais que saíram até a publicação do edital. Procure conhecer o material mais atualizado e tome muito cuidado ao estudar pela internet, conhecendo a origem do material e, principalmente, a data em que foi publicado.

Caso ainda tenha  dúvidas, confira os artigos abaixo que separamos para você e uma boa prova =)

Confira as dicas que você não sabia para a 2ª Fase da OAB

Como funciona o Exame da OAB: guia definitivo