Segurança da Informação para o seu escritório de Advocacia

Tempo de leitura: 4 minutos

Você  acha um desafio manter diversas informações dos clientes em locais seguros? 😯

Pois saiba que é uma dúvida e um desafio para todos. A segurança da informação é um tema comum na vida profissional jurídico atual.

A utilização da informática em todas as atividades humanas é um caminho sem volta e o mundo do Direito, com tantos escritórios de advocacia e com milhares de processos e informações de clientes, a segurança é essencial.

Manter tantas informações e dados de clientes é um grande atrativo para crimes cibernéticos e, portanto, a segurança da informação deve ser um tema sempre presente nos escritórios de advocacia.

Certamente o maior desafio para escritórios de advocacia é conciliar a proteção dos dados com os métodos de armazenamento.

A garantia da segurança não depende de muitos investimentos, havendo diversas formas de proteger todas as informações.

Um sistema jurídico informatizado pode prevenir a ação dos criminosos cibernéticos.

Segurança da informação: locais de armazenamento

Em qualquer sistema informatizado, o local de armazenamento de dados deve ser o mais concentrado possível.

Quanto maior o número de locais de armazenamento, mais difícil se torna manter a segurança.

O escritório de advocacia deve manter uma gestão que leve em conta os riscos a que os dados estão submetidos e, assim, restringir os dispositivos que possam acessar os arquivos irá simplificar a proteção e reduzir as chances de o sistema apresentar qualquer tipo de vulnerabilidade.

A tendência atual é armazenar todas as informações em nuvem, mantendo controle de acesso restrito e fazendo constantes backups dos dados armazenados.

Essa solução é mais eficiente do que gerenciar todos os dados por conta própria.

Além disso, o escritório de advocacia deve manter um plano de consolidação de dados antigos, centralizando-os e transferindo todas as informações para a nuvem.

A criptografia e o armazenamento de informações num sistema seguro em nuvem oferece maior proteção por tempo indeterminado.

Os dados podem ser facilmente acessados por pessoas credenciadas, com autorizações de acesso em nível, trazendo maior segurança e proteção contra ataques externos e evitando sérios problemas com os clientes.

Um programa informatizado deve utilizar métodos de criptografia confiáveis, melhorando a gestão do escritório de advocacia e protegendo todas as informações de processos e de clientes.

Escolher um serviço que oferece suporte à autenticação de usuários, controlar o acesso aos dados, manter os níveis de acesso e usar mecanismos de controle de acesso, são condições básicas para garantir a segurança da informação.

Restrição de acesso a dados

O escritório de advocacia, dentro dos níveis de acesso, deve considerar a importância de conhecimento dos dados por cada integrante do escritório.

Assim, por exemplo, uma recepcionista só poderá ter acesso ao cadastro do cliente, enquanto que o advogado responsável terá acesso pleno aos processos do mesmo cliente.

A restrição de acesso é um ponto estratégico quando se trata de segurança da informação em escritórios de advocacia.

Dependendo do tipo de informação, é necessário estabelecer regras de como devem ser acessados, precavendo-se contra surpresas desagradáveis.

Existem métodos aplicáveis de senhas seguras e até mesmo o uso de biometria.

Contudo, a principal regra é ter o menor número de pessoas possíveis com acesso às informações.

A garantia de que apenas profissionais autorizados tenham acesso a dados confidenciais pode ser feita através da criptografia.

A criptografia é uma técnica que permite embaralhar as informações, de forma que só tem acesso a elas pessoas com permissão.

Trata-se de um excelente método de prevenção contra roubo de dados e informações, além, evidentemente, do rígido controle de senhas.

A proteção de dados que circulam através de e-mail ou de transferência de arquivos é outro ponto de vulnerabilidade que merece atenção.

Existem meios de prevenção contra o risco de vazamento de informações, com canais mais seguros, como o SSL, um sistema utilizado por bancos e lojas online para reforço da segurança.

Os sistemas SSL possuem certificados criptográficos que garantem a segurança da informação.

O escritório de advocacia detém informações importantes e, portanto, a segurança da informação não pode ser negligenciada. A confidencialidade necessária entre advogado e cliente deve ser protegida com meios seguros.

Gostou do nosso artigo? Deixe seu comentário e compartilhe conosco quais técnicas são utilizadas no seu escritório de advocacia. 🙂 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *