A advocacia e a ansiedade

Por | 2017-12-21T16:14:28-02:00 21 de dezembro de 2017|

Para um advogado, normalmente, ao enfrentar um processo mais complexo ou mesmo uma audiência, surge certo temor sobre os resultados de sua atuação. A ansiedade pode tomar conta do cérebro, espalhando-se pelo corpo com reflexos perceptíveis.

Quando você fica ansioso, os hormônios começam a agir, o coração bate mais acelerado, você sente a transpiração aumentar e pode até mesmo sentir dor de barriga, o que é normal na ansiedade.

Se você se deixar levar pela ansiedade, essas sensações podem ficar mais fortes e se manifestar de formas mais agressivas. Numa audiência, por exemplo, se você ficar ansioso, não vai conseguir prestar atenção ao que está sendo discutido e não terá a agilidade mental para tomar as atitudes mais acertadas.

Lembre-se: você é quem conduz a situação

Todos sabemos que não conseguimos prever os fatos ou dar a garantia de que tudo vai acontecer exatamente do jeito que esperamos. Ficar ansioso não vai melhorar a situação.

Qualquer tipo de preocupação pode te impedir de focar no que realmente precisa ser feito. Em uma audiência, por exemplo, você tem que manter o foco no processo e não na sua preocupação.

Lembre-se sempre de um fator importante: preocupar-se é se ocupar antes com algo que não aconteceu. Portanto, se você estiver bem preparado, vai se ocupar com o problema quando ele estiver ocorrendo e não antes disso.

Aliás, é preciso salientar que a ansiedade prejudica sua própria saúde. Assim, por exemplo, você pode estar extremamente cansado à noite, mas, em razão da preocupação e da ansiedade, poderá não conciliar o sono. Vai ficar remoendo tudo o que pode ou não acontecer e, no dia seguinte, não terá descansado o suficiente para conduzir aquilo que precisa.

Ansiedade também pode levar ao pessimismo

Se você fica ansioso, a tendência é analisar as coisas todas sob um prisma pessimista. Quando temos um compromisso que nos exige maior responsabilidade, precisamos analisar a situação sob todos os detalhes e, se ela for perigosa, o que devemos fazer é manter alerta sobre os riscos que a situação exige.

Mantendo a tranquilidade e sabendo dos riscos de um processo, por exemplo, você pode alertar seu cliente sobre os cuidados a tomar e sobre as responsabilidades que irão cair sobre ele. Você é um advogado e não o réu. O que deve fazer é dar o seu melhor para que as coisas sejam resolvidas.

Existem muitas formas de eliminar o pessimismo de nossas vidas e combater a ansiedade e você pode fazer uso desses meios para reduzir esse nível. Uma das melhores técnicas é dar atenção ao que precisa no momento em que estiver trabalhando no problema.

Uma velha história que sempre deu certo: faça o trabalho durante o expediente e o deixe lá. Afinal de contas, você tem uma vida para viver e outras obrigações além de apenas o trabalho.

Procure fazer atividades físicas para cansar o corpo e relaxar a mente. Isso ajuda a manter a ansiedade sob controle. Além disso, tenha momentos de lazer e de descanso sem maiores preocupações. Querendo ou não, tudo pode acontecer. Então, para que ficar ansioso?

Você é um advogado ansioso? O que tem feito para melhorar? Compartilhe conosco!