Quando for necessário pedir aumento ou solicitar uma promoção ao seu chefe, é preciso, antes de tudo, escolher o momento certo. E o momento certo não é depois do retorno das férias ou do dissídio anual da empresa, mas sim quando seu trabalho está sendo reconhecido pelos superiores e pelas pessoas com quem trabalha.
Além disso, também é preciso escolher o momento analisando alguns pontos críticos:
1. Situação da empresa
Caso a empresa não tenha obtido resultados favoráveis nos últimos tempos, mesmo que você seja o melhor empregado, não terá chance alguma de conseguir um aumento ou uma promoção. É necessário bom senso nesse caso.
2. Apresentar um ultimato
Não peça aumento ou promoção apresentando um ultimato, como por exemplo, informar que recebeu uma oferta melhor. Essa é uma situação que se apresenta como um grande blefe, já bastante conhecida, e pode queimar sua imagem.
3. Trate do assunto formalmente
Ao solicitar aumento ou promoção, tenha uma conversa franca, agindo como um profissional. Mostre os prós do seu pedido e argumente a seu favor, porém sem exagerar na própria valorização.
4. Apresente uma proposta
Procure saber a média salarial de sua função e apresente uma proposta clara e objetiva, estando preparado para uma negociação. Contabilize também os benefícios que está tendo na empresa para apresentar números lógicos e confiáveis.
5. Apresente resultados
Mostre o que você fez pela empresa, quanto conseguiu de novos clientes, como melhorou o seu setor, ou seja, tudo o que trouxe benefícios para a corporação. Esse argumento, no entanto, deve ser comprovado, mostrando que você está fazendo mais do que aquilo para o que foi contratado.
6. Fale com calma e ponderação
Mantenha-se sempre com calma e fale com ponderação, mesmo porque você até poderá receber alguma crítica ao seu desempenho, já que, em vez de ser reconhecido, está confrontando sua chefia para uma necessidade profissional. Lembre-se, também, que o seu chefe, provavelmente, não vai dar a resposta no momento. Portanto, abra-se a negociações futuras.
Ao final da conversa, se você recebeu um “sim”, agradeça e apresente melhores resultados para garantir a sua satisfação ao seu chefe. Se houver um “não”, continue fazendo suas obrigações e se esforçando para tentar novamente e, se não estiver contente, procure uma nova colocação.
LEIA MAIS: Empresas podem reduzir salário de um funcionário?