Em quais situações posso sacar meu FGTS?

O FGTS foi criado como meio de garantir ao trabalhador com registro em carteira a indenização pelo tempo de serviço, equivalendo a um salário por ano de trabalho. A legislação, com o tempo, foi sendo alterada e, hoje, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço tornou-se um recurso que pode ser usado em diversas situações.

Quando o trabalhador pode sacar o FGTS?

Conheça as situações em que o trabalhador com registro em carteira pode fazer uso do seu saldo de FGTS:

  • Quando for demitido sem justa causa.
  • Quando encerrar-se um contrato por prazo determinado.
  • Quando a empresa em que estiver trabalhando encerrar suas atividades em virtude de falência, de falecimento do empregador individual ou de nulidade do contrato de trabalho.
  • Em rescisão de contrato de trabalho por culpa recíproca ou força maior.
  • Na ocasião da aposentadoria.
  • Em casos de necessidade pessoal, urgente e grave, em consequência de desastre natural que tenha atingido sua área residencial, ou quando for decretada situação ou estado de emergência ou calamidade pública em sua cidade.
  • Na suspensão do Trabalho Avulso em prazo igual ou superior a 90 dias.
  • No falecimento do trabalhador, pelos seus dependentes.
  • Por trabalhadores que tenham idade igual ou superior a 70 anos.
  • Quando o trabalhador ou algum dependente for portador do vírus HIV ou de neoplasia maligna (câncer).
  • Quando o trabalhador ou qualquer dependente estiver em estágio terminal, em virtude de uma doença grave.
  • Quando a conta de FGTS estiver sem depósito durante 3 anos ininterruptos, desde o afastamento tenha ocorrido até 13/07/1990, inclusive.
  • Quando o trabalhador permanecer por 3 anos ininterruptos fora do regime do FGTS, tendo como data de afastamento o dia 14/07/1990, inclusive, podendo, neste caso, fazer o saque a partir do mês de aniversário do titular da conta.
  • Para amortização, liquidação de saldo devedor ou pagamento de parte de prestações de imóveis, adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.
  • Para compra de casa própria, liquidação ou amortização, pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional no Sistema Financeiro de Habitação.

Leia mais:

Vai trabalhar terceirizado? Confira quais são seus direitos

3 desafios que o advogado encontra no Direito Trabalhista

Aumento da ações trabalhistas. Como explicar?

O FGTS, criado como forma de garantir a indenização e minimizar os custos da empresa na demissão dos empregados, tornou-se, portando, um recurso que pode ser usado em inúmeras situações.

44 Comentários


  1. Oi eu ainda estou trabalhando e gostaria de saber para mim retirar meu FGTS para construir ou reforma; precisa o imóvel tá escriturado no meu nome??? Ou não tem necessidade só tendo a escritura já vale???

    Responder

  2. Boa tarde! Estou desempregado e gostaria de saber se posso sacar meu fgts para quitar minhas dividas.

    Responder

    1. Posso sacar parte do meu FGTS para comprar um meio de transporte pra trabalhar

      Responder

  3. Olá! Posso usar o meu FGTS para quitar um financiamento de um moto?O banco que fez o financiamento é a própria Caixa

    Responder

  4. Minha mãe está com câncer e presiprecisamos de dinheiro para as despesas……como que eu faço pra casa meu FGTS

    Responder

  5. Olá
    Meu parceiro é soropositivoe trabalha, já sei que ele tem direito a sacar os valores do FGTS! Gostaria de saber se eu também tenho esse direito termos uma união estável?

    Responder

  6. Oi eu sair do meu emprego por corte de funcionário e já dei entrada no meu seguro desemprego que cai só mês que vem só que não explicaram como faço pra sacar meu fgts e não caiu na minha conta tenho que dar entrada na caixa pra poder cair e.?

    Responder

    1. Oie, A empresa na qual vc trabalhava precisa liberar seu FGTS e te fornecer a chave de segurança, isso acontece geralmente após a sua homologação, ai é só vc pegar os papeis da rescisão com a chave de segurança e carteira de trabalho e se dirigir até a caixa e sacar.

      Responder

  7. Bom dia! Gostaria de uma orientação por favor: Estou com quatro prestações do financiamento habitacional atrasado e está entrando em execução e não vejo nenhuma perspectiva de poder pagar agora devido as minhas circunstâncias. Por favor, me orientem se posso usar o FGTS para quitação ou pagar pelo menos alguma que esteja mais atrasado. Na Caixa não me deram esta esta opção. Obs:. Estou trabalhando.

    Responder

  8. Olá, gostaria de saber se consigo sacar meu FGTS para realizar uma cirurgia de artroplastia,e preciso de uma prótese especial

    Responder

  9. Boa noite
    Estamos comprando um imóvel e temos quase todo o valor. Temos um saldo de 6.000 no FGTS. Podemos usar este saldo para usar no pagamento do imóvel? Vamos comprar o imóvel à vista.

    Responder

  10. Minha mãe precisa fazer uma cirurgia com brevidade e eu precisava fazer o saque de uma parte do meu FGTS, será que posso?😳

    Responder

  11. para pagamentos de dividas que esta tirando nossas noites de sono,consigo sacar o fgts?

    Responder

      1. Estou grávida gostaria de saber se posso sacar meu FGTS para fazer a minha Cesária?

        Responder

  12. Pedi demissão de uma determinada empresa fui com tratada por uma nova e após 16 meses fui demitida, eu poderia sacar os 2 FGTS juntos.

    Responder

  13. Estou sem trabalho registrado a quase dois anos e gostaria de sacar; acho uma palhaçada o dinheiro é meu e não posso pegar.

    Responder

    1. Esse é o Brasil… Tbm acho uma palhaçada. Esse mesmo dinheiro parado a míseros juros é usado para financiar governo e banco a juros exorbitantes… Ou seja vc tem um dinheiro parado a uma taxa anual de 3 por cento e tem que fazer empréstimos de no mínimo a taxas acima de 3 por cento mensais. Cada vez mais o trabalhador se afunda mais e corruptos fazem festa com seu dinheiro.

      Responder

  14. Gostaria de saber se posso sacar o fgts para reforma da ksa mesmo trabalhando

    Responder

  15. Pedi demissão e não saquei meu fgts.como é o serto por lei.Mais qeria saber quando vou poder sacar.já estou trabalhando

    Responder

  16. Tô passando por situações de necessidades em ksa, tenho uma criança de 9 anos e tô grávida de 8 meses. Recebo apenas 300,00 e tô com uma dívida para pagar. Como faço p sacar meu fgts?

    Responder

  17. Boa noite.
    Para saída de vez do país, pode-se sacar o FGTS?

    Responder

  18. O que acontece na realidade, o cidadão direciona até a Caixa, seu representante diz que o mesmo não têm direitos em receber FGTS, esse beneficio somente será adquerido por demissão, contado tempo de serviço, através da CLT, contratos por tempo determinado, e servidor Publico contrtato, não dão direitos ao FGTS. Aconteceu comigo.

    Responder

      1. Olá… Estou desempregado a algum tempo e tenho saldo deste mesmo ano no fgts e é um caso de urgência. Será se recorrer posso sacar esse saldo, sabendo que é um direito nosso?

        Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *