Guia definitivo de como identificar os talentos e mantê-los em seu escritório

Por | 2017-06-02T16:33:48-03:00 2 de junho de 2017|

Um escritório de advocacia sem profissionais de talento não têm condições de crescimento e, evidentemente, de reconhecimento por parte dos clientes em potencial.

Para identificar talentos e mantê-los no escritório, o profissional responsável deve tomar algumas atitudes voltadas para o futuro de seu escritório, pensando na estabilidade de seu projeto no mundo jurídico.

Os custos relativos à contratação e ao treinamento de novos colaboradores exigem um bom investimento, que devem oferecer o retorno necessário com a participação de profissionais de nível, com habilidades específicas para o que o escritório de advocacia pretende.

Identificar corretamente os talentos eleva a produtividade da equipe, mantém um bom clima na organização e mostra aos demais colaboradores que o escritório está interessado na evolução da carreira de cada um, fazendo com que haja maior motivação e engajamento.

Ainda mais importante é o fato de que, como o escritório de advocacia presta serviços, identificar talentos e mantê-los faz com que os clientes percebam que existe um diferencial, com profissionais que detém conhecimentos especiais, que podem oferecer a solução correta para os problemas apresentados.

Veja como identificar talentos para seu escritório de advocacia

Entre as iniciativas para identificar talentos, o responsável pelo escritório de advocacia pode tomar as seguintes:

Investir em atividades desafiadoras

Ao contratar um novo colaborador, para conhecer suas capacidades e habilidades, é preciso envolvê-lo em projetos mais complexos, fazendo com que tenha estímulos para se destacar e mostrar o seu potencial.

Contudo, é necessário também fazer o acompanhamento de seus trabalhos, desde o início, analisando como esse colaborador se comporta e como coloca em prática as próprias ideias, deixando-o sempre ciente das metas e necessidades do escritório e permitindo que ele próprio possa se envolver e direcionar seus esforços para o que o escritório almeja.

Conhecer as características de cada novo colaborador

Os talentos de seu escritório de advocacia possuem características diferenciadas.

Um bom advogado pode ser especialista em uma área, enquanto outro tem condições de trabalhar com um público de outro segmento do mercado jurídico.

É necessário ter consciência de que nem todo escritório de advocacia deve ter profissionais especializados apenas numa área. Se você diversifica o escritório, terá oportunidade de atender as mais diversas áreas, inclusive com empresas multinacionais.

O importante é identificar os profissionais que possuem as características necessárias para cada público, sempre respeitando sua individualidade, mas tomando as decisões para que ele possa se direcionar para os objetivos do escritório.

Análise constante do comportamento de cada colaborador

Quando um advogado está atuando bem em suas atividades, ele irá gerar resultados para o escritório. No entanto, é necessário manter uma análise constante de sua atuação, verificando o que ele está fazendo para se destacar.

O advogado responsável é quem deve fazer esse acompanhamento, identificando os profissionais que merecem maior investimento, seja em cursos ou participação em eventos, mostrando que o escritório está comprometido com os avanços que ele está conseguindo.

Leia também:

Entenda como funciona as legislações estaduais do ICMS

Você sabia que a Recuperação Judicial pode ser uma boa estratégia?

Oportunidades de crescimento

O fator que não deve ser esquecido ao identificar talentos e retê-los para o escritório de advocacia é oferecer oportunidades de crescimento.

O profissional de direito não deve ter apenas os desafios, mas também chances de crescer profissionalmente.

O escritório pode oferecer cargos de maior responsabilidade, com uma carteira de clientes mais específica, responsabilizando-se pelas atividades e aconselhamentos dos clientes dessa carteira e mantendo a confiança e o bom relacionamento entre os clientes e o escritório.

Além disso, o incentivo à atualização de conhecimentos é de suma importância, com a oferta de cursos de mestrado ou doutorado, especializando cada colaborador na área em que ele se mostra mais interessado.

Mantendo um cadastro de informações

O mercado no mundo jurídico é extremamente dinâmico e a identificação de talentos não deve ser feita apenas com os profissionais que ali já estão.

A busca de novos talentos nas faculdades de Direito, dando a estudantes e recém-formados condições para mostrar suas habilidades através de estágios é essencial para o escritório poder continuar se desenvolvendo, crescendo, e adquirindo maior respeitabilidade.

Gostou do artigo? Confira outras dicas de gestão aqui.