Pós-graduações que você pode fazer como bacharel, sem ter tirado OAB

Por | 2017-06-01T11:06:51+00:00 1 de junho de 2017|

 

Uma dúvida muito comum entre os bacharéis é buscar alguma especialização, seja um mestrado ou doutorado, sem ter conseguido a carteira da OAB.

Existem muitos profissionais que atuam em um determinado campo e, ao mesmo tempo, buscam outras atividades, seja por não ter conseguido passar no exame da Ordem, seja por perceber que sua vocação é totalmente outra.

Um bacharel em Direito pode começar a pós-graduação em outra área, da mesma forma que qualquer outro graduado pode fazer um curso de pós lato sensu ou stricto sensu.

A principal questão a ser considerada ao procurar uma pós-graduação em outra área é a vocação do bacharel.

Antes de começar um curso em qualquer instituição de ensino, ele deve ter a certeza de que a pós-graduação escolhida irá fazer com que atinja seus objetivos na vida profissional, ou seja, a especialização deve atender suas necessidades e ambições.

Desta maneira, para o bacharel que já tem sua graduação em Direito, é preciso apenas escolher uma pós-graduação dentro da especialização que ele almeja.

Buscando uma pós-graduação com inteligência e sabedoria

Muitas pessoas cometem o erro de considerar que o bacharelado não foi exatamente aquilo que esperava e, ao mesmo tempo, não podem retomar a vida e fazer outro curso.

Ao escolher uma especialização em outra área, o bacharel deve ter certeza do que precisa para sua carreira.

A melhor coisa a fazer é estabelecer um bom planejamento para a profissão.

Assim, por exemplo, se ele trabalha com vendas, pode ter um diferencial em seu currículo se fizer uma pós-graduação em gestão e marketing.

Essa é uma condição que é concedida ao bacharel como alternativa, uma vez que, se ele se formou em gestão e marketing, não poderá fazer uma especialização para conseguir a carteira da OAB e nunca vai poder trabalhar como advogado, já que a profissão exige a graduação na área específica.

Basta, portanto, que o bacharel tenha certeza dos motivos que o levam a buscar especialização em outra área, diferente do Direito, mas sempre se lembrando do planejamento para sua carreira.

Uma vez que não pode retomar a faculdade para fazer outro curso, deve partir do que já possui no momento: um diploma de graduação que lhe possibilite encontrar um rumo para sua vida profissional.

Alternativas para um bacharel em Direito não faltam: ele pode trabalhar como professor universitário, precisando, para isso, dar continuidade à sua formação acadêmica com um mestrado, ou pode ser um consultor jurídico.

Além disso, existem as opções de técnico do judiciário, promotor de justiça, delegado de polícia e muitas outras. Inclusive como juiz.

No futuro, se ele se aposentar e quiser atuar como advogado poderá fazer sua nova inscrição na OAB, sem precisar fazer um novo exame.

No caso de um delegado de polícia, suas atividades envolvem investigações policiais, fiscalizações e o correto funcionamento de uma delegacia, não exigindo aprovação da OAB.

Portanto, se você ainda não tem a carteira da OAB, não fique preocupado: existem excelentes alternativas para sua carreira profissional.

Confira outros artigos para você se tornar um advogado de sucesso:

6 dicas para você se tornar um Advogado de sucesso

As áreas que melhor pagarão para advogados em 2017

Advogado: não basta conquistar! Dicas para manter seus clientes