5 perfis de advogados que você deve ter no seu escritório de advocacia

Por | 2017-08-25T16:40:16-03:00 25 de agosto de 2017|

Mais do que apenas formação profissional, é importante que você tenha em seu escritório de advocacia pessoas com características bem definidas e voltadas para a busca da organização e do bom atendimento aos clientes, gerando a confiabilidade necessária para o escritório.

Você deve contratar, evidentemente, um pessoal de apoio, voltado para a recepção e para a manutenção da organização de documentos, enquanto precisa dos advogados qualificados em áreas do Direito que são a especialidade do escritório.

Quando falamos em especialidade, nos referimos ao perfil adequado do advogado para a área em que está atuando e isso não depende apenas da graduação, e sim de habilidades que o apresentem como um profissional de excelência.

Uma dessas habilidades, sem sombra de dúvida, está na capacidade de manter boas relações interpessoais, sabendo causar impacto positivo nas pessoas. Além disso, também deve saber gerenciar novas tecnologias, implementando-as para melhorar a organização do escritório.

1. Conhecimento técnico é importante para o escritório

Um profissional deve ter conhecimento técnico, conhecendo todos os trâmites necessários para processos judiciais.

O conhecimento técnico deve ser trabalhado de forma constante, desde que o profissional saia da faculdade, melhorando a cada dia para que o escritório possa conquistar novos e melhores clientes, atendendo com qualidade todas as suas necessidades.

2. Profissionais com motivação para o trabalho

Não há qualquer dúvida sobre o fato de que pessoas que amam o que fazem se tornam melhores no trabalho a cada novo dia.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management, na qual foram entrevistadas cerca de 30 mil pessoas, concluiu-se que profissionais motivados são 50% mais produtivos. Impressionante, não é?

Além disso, quem gosta do que faz tem maiores chances de alcançar resultados positivos em suas atividades.

Uma pessoa motivada consegue manter o jogo de cintura necessário para lidar com as situações mais complicadas, tornando-as mais fáceis de serem trabalhadas. Essa, certamente é uma necessidade para o profissional de Direito.

Dicas bacanas para motivar seus funcionários :

  • Dê Feedbacks
  • Delegue responsabilidades
  • Crie um ambiente confortável
  • Faça e apresente planejamento
  • Dê as instruções corretas
  • Estimule seus profissionais
  • Administre o tempo
  • Desafie

3. Profissionais que estão sempre se atualizando

Manter a atualização das novas tendências e novas tecnologias é de extrema importância para o profissional de Direito.

Pós-graduação em Direito: qual a hora certa para começar?

Um advogado, além de conhecer a fundo seu trabalho, deve também apresentar o dinamismo para melhorar as atividades do escritório, buscando sempre melhorias para ganhar conhecimento e habilidades que ofereçam destaque para o estabelecimento, conseguindo mais eficiência nos contratos, processos e clientes.

4. Profissionais que busquem mais conhecimento

No escritório de advocacia não se pode parar no tempo. Um profissional que está sempre buscando aprimorar seus próprios conhecimentos não apenas melhora a imagem do escritório como também consegue melhores resultados nos processos dos clientes.

Um advogado deve estar constantemente participando de cursos, eventos, congressos e atividades que possam melhorar seu currículo, levando aos seus clientes a certeza de que a contratação do escritório é a certeza de conseguir bons resultados em suas questões jurídicas.

7 dicas de processo seletivo para a contratação de advogados

5. Profissionais que tenham conhecimento de gestão

O advogado não deve ter apenas conhecimento jurídico. Uma exigência cada vez maior para os escritórios de advocacia é conhecimento em gestão de negócios. A cada dia, novas áreas se apresentam no mundo jurídico e o advogado deve ter a percepção das exigências do mercado.

Com conhecimento de gestão de negócios, o advogado vai se mostrar como um profissional capacitado não apenas para cuidar de processos judiciais, mas de oferecer consultoria para seus clientes, fazendo um trabalho diferenciado de outros profissionais de Direito.

Um dos fatos que o profissional de Direito deve ter sempre em mente é que o mercado jurídico está cada vez mais concorrido, com uma competição acirrada para a conquista de novos clientes.

Portanto, manter dentro do quadro funcional profissionais capacitados e qualificados é de extrema importância para garantir um lugar de destaque no mercado jurídico, buscando sempre novas melhorias e procurando identificar todas as necessidades de seus clientes, oferecendo o que há de melhor.