Entenda como a tecnologia pode aumentar o desempenho produtivo do advogado

Por | 2017-10-09T13:04:52-03:00 9 de outubro de 2017|

O mundo vem mudando com as novas tecnologias e o mercado jurídico não pode permanecer fora das inovações,concorda? 🙂

A gestão do escritório de advocacia deve se utilizar da tecnologia para aumentar o desempenho produtivo dos profissionais.

A mudança está ocorrendo em todos os setores e atividades, alcançando os mais diversos profissionais.

Assim, por exemplo, para a educação se exige cada vez mais conhecimentos voltados para o ensino à distância e para recursos educacionais mais abertos, atendendo às necessidades dos usuários de internet.

Como em tantas outras profissões, o advogado deve se munir de ferramentas que possibilitem melhorar o desempenho de seu escritório, utilizando meios para oferecer melhor qualidade aos seus serviços e criar maior interação com seus clientes.

O escritório de advocacia, entre outras ferramentas, pode se utilizar da digitalização de documentos, da criação de um site e de um software jurídico que ofereçam informações aos funcionários e clientes sobre os processos em andamento.

Esse pode ser um meio inteligente para demonstrar preocupação com cada cliente em particular.

Usando a tecnologia para aumentar a produtividade no escritório de advocacia

As ferramentas tecnológicas vêm contribuindo de diferentes maneiras para os escritórios de advocacia, tanto para o aumento de produtividade quanto para a gestão administrativa, oferecendo mais vantagens competitivas.

Algumas práticas podem causar grandes transformações no escritório, como o cloud computing, entre outras, que já são aplicadas em escritórios de advocacia internacionais.

Um exemplo prático dessas inovações foi o lançamento do GMAP (Global Merger Analysis Platform), nos Estados Unidos.

O GMAP é uma plataforma que coleta informações do mundo todo, permitindo aos economistas e advogados obter dados para análises de risco em fusões e aquisições.

Com uma plataforma desse modelo, evita-se perder tempo, ganhando-se competitividade no mercado.

O primeiro passo para o advogado utilizar novas tecnologias no escritório é se preparar para entender as mudanças exigidas pelo mundo globalizado.

Essa preparação vai exigir sua capacitação em relação às ferramentas para aplica-las junto aos seus clientes.

A partir da capacitação nas novas ferramentas, o advogado terá condições de agregar valor à sua profissão e às suas atividades, como já ocorre em diversos países.

Outro exemplo prático é o que está havendo nas associações de advogados nos Estados Unidos, que já possuem regras para orientar profissionais com relação às mudanças na tecnologia.

Uma dessas regras estabelece que os advogados devem participar de cursos sobre tecnologia legal, área que vem se tornando cada vez mais importante para o mundo jurídico.

Quais são as vantagens para o escritório de advocacia?

Para o cliente comum, evidentemente, as inovações tecnológicas no escritório de advocacia serão perceptíveis através do atendimento.

Dessa forma, se o escritório possui um software de gestão voltado para as atividades jurídicas, o próprio cliente terá condições de, através de um login e senha, acessar os processos em que estiver envolvido, sabendo em que situação ele se encontra e as iniciativas tomadas pelo advogado para encontrar a melhor solução.

Para o advogado e os profissionais do escritório, a manutenção de informações num software jurídico irá trazer maior confiabilidade e mais rapidez nos processos, evitando acúmulo de documentos e perda de tempo para sua organização.

A capacitação do advogado para aplicar novas tecnologias deve fazer parte de suas atividades.

Da mesma forma como é necessário estar atualizado com relação à legislação, o advogado deve participar de cursos e eventos voltados para a aplicação de tecnologias inovadoras, acompanhando a tendência mundial e se modernizando como ocorre com outras atividades.

Com maior produtividade e melhor desempenho, o escritório poderá voltar seu foco para atrair maior número de clientes e ganhar em competitividade no mercado jurídico.


O que achou do nosso artigo? Deixe nos comentários suas dicas e fale para nós como a tecnologia é aplicada no seu escritório de advocacia 😉