Como criar a identidade visual do meu escritório de advocacia

Por | 2018-03-16T14:01:05-03:00 26 de dezembro de 2017|

A identidade visual do escritório de advocacia é a melhor forma de fazer com que o escritório seja facilmente identificado pelos clientes em potencial.

Quando você cria uma identidade visual para o seu escritório de advocacia, está dando os principais passos para fazer uma campanha de marketing, estabelecendo maior ligação com seus clientes em potencial.

Como sabemos, o advogado pode fazer o marketing para o escritório, desde que siga as regras estabelecidas pelo Código de Ética e Disciplina da OAB e, para seguir essas regras, a melhor maneira é criar uma identidade visual que possa diferenciar o escritório.

O Direito é uma área de atividade profissional que não possui a mesma liberdade de outros empreendimentos e, portanto, é necessário aproveitar cada possibilidade de marketing, tornando o escritório mais conhecido e procurado.

Identidade visual para o escritório: como criar

É importante observar que, para a criação da identidade visual do escritório de advocacia, é necessário seguir alguns critérios, mantendo a obediência às regras da OAB, que exigem discrição e moderação.

Quando criada dentro dessas regras, a identidade visual poderá ser usada em qualquer impresso, como papel de carta, envelopes e cartões de visita, além de blogs, sites e páginas em redes sociais, mantendo uma unidade em torno do mesmo logotipo.

A criação da identidade visual deve começar pela escolha das cores, que devem ser discretas e sóbrias, apresentando a elegância exigida para a atividade. A recomendação é que sejam utilizadas duas ou três cores, no máximo.

Entre as cores disponíveis, deve-se dar preferência ao dourado ou ao prata, que são cores que apresentam maior sofisticação, distinguindo o escritório de advocacia.

Em segundo lugar, a identidade visual do escritório deve utilizar tipos gráficos regulares, uniformes e formais, com um estilo sóbrio e elegante, evitando tipos mais rebuscados e sofisticados para melhor passar a imagem do escritório.

Por fim, a identidade visual do escritório deve ter um símbolo, preferencialmente exclusivo, utilizando variações dos símbolos mais utilizados na advocacia, como a balança da Justiça ou a deusa grega da Justiça, Themis.

Os símbolos devem ser criados exclusivamente para a identidade visual do escritório de advocacia, dando preferência à estilização para não oferecer uma imagem óbvia, mas procurando compatibilidade com o Direito.

A diferenciação da identidade visual do escritório de advocacia vai estar nessa exclusividade do símbolo, mais do que nas cores e nos tipos gráficos, uma vez que a imagem sempre é mais forte do que qualquer texto quando se trata de buscar reconhecimento rápido.

Como em todo e qualquer projeto de identidade visual, é necessário, portanto, procurar profissionais capacitados, que apresentem projetos exclusivos, usando a criatividade para criar um logotipo totalmente original, mas dentro das regras estabelecidas pela OAB.

A contratação de uma agência de design é a melhor forma de criar uma identidade única, fazendo com que o escritório tenha sua própria marca.

Usando a criatividade para criar a identidade visual

Contratando uma agência especializada em criação de logotipos, o escritório de advocacia irá criar o diferencial frente à concorrência, fugindo de imagens óbvias e apresentando uma identidade visual inovadora, sem exageros, passando a imagem correta sobre as atividades e a capacidade do escritório.

Um detalhe importante para a criação dessa identidade visual é vincular o logotipo à especialidade do escritório. Assim, por exemplo, se o escritório trabalha mais com Direito de Família, o logotipo deve lembrar algo dessa área do Direito. Com isso, os potenciais clientes estarão criando, inconscientemente, uma ligação dos advogados com sua atividade principal.

Com essa ligação, o escritório terá uma identidade visual bem próxima de sua atividade, criando maior confiança entre os clientes.