5 dicas para não ferir o código de ética da OAB com técnicas de marketing

Por | 2017-09-04T10:12:07-03:00 4 de setembro de 2017|

O marketing jurídico do escritório de advocacia deve ser feito de uma forma que não vá contra o Código de Ética da OAB.

Mesmo com um mercado jurídico cada vez mais competitivo, o advogado precisa utilizar o marketing jurídico, mas sempre dentro do código, obedecendo as restrições existentes para a divulgação de serviços.

Embora muitos profissionais possam se sentir receosos com relação à divulgação de seu escritório e de seu trabalho, é possível criar estratégias de divulgação de uma maneira que atenda ao código da OAB, ao mesmo tempo em que se consegue conquistar novos clientes.

A conciliação das restrições legais com o marketing jurídico é fácil de ser mantida. A seguir, você vai conhecer 05 dicas para fazer o seu marketing, conquistar novos clientes e não correr qualquer risco com relação ao código criado pela OAB:

1. Discrição e sobriedade: a primeira regra da OAB

A primeira regra da OAB com relação ao marketing jurídico é manter a discrição e a sobriedade. Toda e qualquer divulgação de serviços de advocacia deve ter caráter informativo, sem fazer menção a valores ou sem convidar o cliente a procurar pelos serviços do escritório.

Assim, por exemplo, é preciso evitar anúncios como os veiculados pela mídia, levados para o lado comercial, buscando vender mais.

Os serviços do escritório devem ser mostrados como uma facilidade para o cliente e não como uma mercadoria. Da mesma forma, é necessário trabalhar com os elementos visuais do escritório, que devem ser sempre sóbrios e discretos.

2. Mantenha um site para o escritório de advocacia

A maior parte dos clientes pode ser conquistada através da internet. Hoje, quando alguém precisa de um produto ou serviço, sua primeira ação é pesquisar na web, conferindo as opções e verificando a qualidade dos serviços oferecidos.

Com relação a serviços jurídicos acontece da mesma maneira.

Em razão disso, é necessário manter um site do escritório, aplicando as mesmas regras do código de ética da OAB, veiculando conteúdo relevante e mostrando a especialidade do escritório, sempre lembrando que é preciso demonstrar seriedade e profissionalismo para conquistar novos clientes.

Confira as nossas dicas para abrir um website para seu escritório

3. Marketing de conteúdo: a arma para conquistar clientes

A melhor ferramenta que pode ser usada para conquistar novos clientes é a produção de conteúdo voltado para a especialidade do escritório.

Com a produção de conteúdo relevante, que leve informações sérias, é possível chamar a atenção de novos clientes, demonstrando profissionalismo e retidão.

Qualquer usuário da internet vai perceber que está tratando com um escritório sério e, quando precisar resolver qualquer problema, certamente vai se lembrar do advogado e se interessar pelos seus serviços.

Para chegar até os potenciais clientes é necessário, portanto, publicar artigos jurídicos em linguagem clara, levando para os usuários da internet entendimentos de jurisprudência e da legislação que sejam importantes para o seu dia a dia, sem que isso seja caracterizado como consultoria online.

4. Ressaltar os pontos e conquistas do escritório

O código de ética da OAB não proíbe aos advogados divulgar prêmios recebidos por sua atividade profissional ou pela participação em eventos, como congressos e palestras.

Assim, o escritório pode e deve divulgar esses prêmios, mostrando que o escritório possui valor reconhecido, o que vai permitir que se torne mais conhecido do grande público.

5. Estar presente nas redes sociais

Como basicamente tudo funciona através de pesquisas na internet, manter perfis nas principais redes sociais é de extrema importância para o marketing jurídico do escritório de advocacia.

Evidentemente, o advogado deve buscar as redes mais adequadas, como o Facebook e o LinkedIn, que podem ser usadas com mais profissionalismo.

Estes erros de marketing jurídico você não pode cometer

Gostou do nosso artigo? Deixe nos comentários sua opinião =)