Eventos jurídicos: networking e novos negócios

Por | 2018-03-16T13:17:24-03:00 29 de janeiro de 2018|

Eventos jurídicos podem se tornar uma excelente oportunidade para que o advogado mantenha seu networking atualizado, conquiste novos clientes e aumente o conhecimento.

Nesses eventos sempre há muitos profissionais interessados nos assuntos em discussão. E sempre existe a possibilidade de criar novas parcerias. Como sabemos, o advogado tem necessidade de manter parceria com determinadas áreas e profissionais para garantir o atendimento de excelência a todos os clientes.

Algumas recomendações podem ajudar a tirar grande proveito dos eventos jurídicos e conseguir novos negócios:

1.   Defina e conheça seus alvos em potencial

Mesmo em eventos abrangentes, nos quais os temas podem variar, o ideal é verificar o público-alvo e analisar se são interessantes para seus objetivos.

Durante todo o ano, existe um agenda repleta de encontros e eventos jurídicos que atendem diversos assuntos e tipos de públicos, passando, por exemplo, por áreas como Direito Tributário, Direito Previdenciário, Marketing Jurídico, etc. Além dos variados workshops, que buscam abordar assuntos recentes, apresentando sempre novas soluções para a área jurídica.

2.   Foque em seu objetivo

Em eventos jurídicos é importante conhecer novas pessoas e melhorar seu networking. Mas esse não precisa ser seu único objetivo.

Você pode ir apenas com o objetivo de melhorar seus conhecimentos em determinados assuntos que serão discutidos lá. Ou mesmo ter a intenção de aumentar sua exposição em uma segmento específico. Ou buscar alguma parceria em um novo projeto.

Por isso, é importante analisar com calma e focar no seu principal objetivo, até porque cada evento é único, mesmo aqueles com diversas edições.

3.   Tenha assuntos para conversar

Para manter uma conversa cativante é necessário conhecer os assuntos dos eventos jurídicos e demonstrar argumentação às pessoas que irá conhecer.

Com um bom tema para conversar sempre é possível atrair a atenção dos interlocutores e, ao mesmo tempo, se apresentar e mostrar seu potencial e suas habilidades, sem, no entanto, querer ser o melhor. Basta atrair a atenção para ser lembrado futuramente.

4.   Reative seus contatos

Nos eventos jurídicos, certamente, você vai receber diversos cartões de visita e distribuir os seus. Evidentemente, essa troca de cartões pode trazer bons resultados no futuro.

Porém, não se esqueça de manter contato com as pessoas que já conheceu em outras ocasiões. Também lembre de retomar os  contatos mais promissores na semana seguinte.

Mantenha sua discrição e deixe passar o entusiasmo do encontro para ser bem lembrado e não parecer inoportuno.

5.   Converse com os oradores e palestrantes

Eventos jurídicos são boas oportunidades para se aproximar de palestrantes e oradores. Se foram convidados nesta posição é porque são referências nos assuntos abordados e ótimas fontes de conhecimento.

Lembrando que é importante fazer a abordagem no momento certo e de maneira adequada, evitando interromper conversas ou forçar um diálogo inoportuno.

Aproveite para tirar dúvidas, claro, sempre de acordo com o tema abordado. E, também, para trocar cartões. Depois de alguns dias, como mencionamos há pouco, você poderá entrar novamente em contato para manter o relacionamento.

Boa sorte nos próximos eventos! 😉