7 vilões da produtividade do advogado

Tempo de leitura: 3 minutos

 Você sabe o que atrapalha sua produtividade na hora de trabalhar? Todos nós temos ciência do que nos atrapalha durante o nosso trabalho. Sentimos que poderíamos produzir mais e em menos tempo.

 Será que é nas conversas paralelas com colegas de serviço? Ou será que é navegando na internet e respondendo mensagens do WhatsApp? Ou com o cafezinho sagrado? Vamos analisar juntos.

Com o que perdemos mais tempo durante o trabalho?

Fizemos uma lista com as principais causas da perda de tempo no local de trabalho, classificando-as em ordem decrescente:

1) Mensagens no celular

Sim, o primeiro e mais forte vilão da nossa produtividade é o celular. Nele perdemos várias horas durante o dia, e na maioria das vezes é com mensagens desnecessárias e grupos do WhatsApp.
Nós, profissionais da área jurídica, atuamos diretamente com o público e, por isso, precisamos manter alguma forma de contato. A mais nobre e atualizada forma de contato é, sem dúvida alguma, o celular. Mas ele tem que ser usado de maneira correta.
Manter-se o dia todo respondendo mensagens de amigos, familiares e grupos do WhatsApp atrapalha nosso rendimento. Se somados os poucos minutos que levamos para responder cada mensagem, ao fim do expediente perdemos várias horas com besteiras desnecessárias.

2) Conversas paralelas com colegas de trabalho

Seja para falar da balada que aconteceu do final de semana ou para elogiar a(o) colega de trabalho que você e seu(ua) amigo(a) acham atraente, você vai desperdiçar seu tempo. Notem que na grande maioria das vezes que nos deparamos parados no corredor falando com nossos amigos de trabalho, as conversas não são sobre trabalho. Há dúvida de que isso atrapalha nosso rendimento? Eu acho que não.
E mais, essas conversas paralelas acabam gerando desconforto com outros colaboradores e, por conseqüência, atrapalham também o rendimento de terceiros que nada tem com suas conversas.

3) Internet

A internet, que todos sabem ter vindo ao mundo para inovar e facilitar, muitas vezes também acaba nos prejudicando.
É indiscutível o poder que a internet nos dá para pesquisar e nos comunicar com o mundo, mas isso tem que ser utilizado de maneira correta.
Por vezes nos pegamos pesquisando coisas alheias ao nosso trabalho, como suplementos para academia ou até mesmo a receitinha secreta que utilizaremos no final de semana.

4) Facebook

Não preciso nem dizer que o Facebook, a maior rede social de todos os tempos atrapalha e muito nosso trabalho, não é? Caso sua atividade não seja de acompanhar e gerir páginas no Facebook, feche agora mesmo a aba da rede social, isso é um perigo.

5) Desorganização

Eu sei que para muitos essa deveria ser a primeira das coisas que atrapalham nossa produtividade, mas essa não é a regra.
Por mais organizado que você seja, planejar melhor seus objetos de trabalho certamente também fará você produzir mais.

6) Interrupção de colegas de trabalho 

Todos temos aquele ou aqueles colegas de trabalho que vão ao café a todo momento. E se sua mesa ficar nesse caminho? Você será uma ilha onde ele passará toda hora para fazer alguma piada ou falar do final de semana. Sem sombra de dúvida isso atrapalhará seu desempenho. Atente-se!

7) Equipamentos desatualizados

Com a informatização do processo acontecendo a todo vapor, nosso trabalho ficou completamente informatizado. Certamente equipamentos desatualizados levarão mais tempo para processar determinadas informações e, por sua vez, atrapalharão no desempenho de sua atividade.
Invista um pouco mais e compre sempre equipamentos de última geração, você economizará tempo e evitará cabelos brancos decorrentes do estresse.

Qual desses vilões você acha que afeta mais na sua produtividade? Acha que há outros itens que deveriam estar nesta lista?

6 Comentários


  1. Pois eu segui as dicas e outras mais. Não me arrependo… Tenho pasta muita boa de clientes, ganho muito bem após 10 anos de trabalho duro. Agora, trabalho menos e dou atenção as pessoas que amo. Facebook, internet e conversas não dão dinheiro pra ninguem.

    Responder

  2. Isso aí!
    Vamos seguir os conselhos do blog. Nos transformemos em máquinas produtivas. Ignore seus familiares, amigos, etc. não tenha uma vida pessoal e social…apenas profissional. Navegar na internet para ver e saber coisas de seu interesse, nem pensar. Seu nome é trabalho e seu sobrenome hora extra. Você tem que produzir…produza desenfreadamente. Deixe para responder a amigos, dar atenção à sua mãe, que está gripada,ou sua avó, em estado terminal de câncer, de madrugada (torça para que estejam acordadas e que entendam que você é programado para produzir e não tem tempo a perder com bobagens). Não perca seu tempo para organizar a viagem do final de semana que fará com sua namorada ou esposa e filhos. Eles que programem…aliás, que vão sozinhos, você deve trabalhar! (Quem sabe ela possa comprar um pai substituto para seus filhos com o dinheiro de seu trabalho)
    Não converse com seu colega do lado, seja para falar qualquer bobagem que fez no final de semana, seja para elogiar seu novo sapato. Seres que produzem não precisam deste tipo de contato.
    Pratique esportes…mas unicamente para manter a forma e saúde para que possa produzir mais e por mais tempo. Uma boa aparência é essencial no ambiente de trabalho. Caminhe sempre como um vencedor, alguém que produz muito, ganha muito…você tem que ser o super homem da sua área profissional para os olhos dos outros, mesmo que cheio de problemas pessoais…esconda-os. Pessoas competentes para produzir só devem se preocupar em produzir…não se importam e não se abalam com problemas cotidianos de sua vida pessoal. Aliás, que vida pessoal? Você é um profissional, porra!
    Celular e comunicação servem unicamente para produzir. Se for utilizado para outro fim, está errado. As pessoas existem no mundo para que façamos contatos profissionais, qualquer outro contato é desnecessário e irrelevante. Produza, ganhe a faça seus chefes ganharem muito dinheiro. Seja promovido! Vire diretor, chefe, tenha subordinados que lhe admirem como um sujeito que venceu na vida…na vida profissional, ressalte-se.
    Então, chegue ao final de sua vida, chegue na sua velhice cercado de enfermeiros e puxa sacos muito bem pagos que tudo farão por você – acaso não tenha a infelicidade de terminar infarto fulminante aos 45 anos. Sim, conte apenas com essas pessoas e com o que mais seu dinheiro acumulado no fim da vida possa comprar. Pois seus filhos – se é que teve tempo de tê-los – e demais familiares estarão ocupados produzindo, pois assim os ensinou.
    Enfim, quando esta máquina de produzir enferrujar e se tornar obsoleta, sem mais serventia, olhe para trás e reflita o quanto valeu a pena!!! Tem que ter valido a pena, pois para qualquer outra conclusão será tarde!

    Responder

    1. Olá, Eduardo! Primeiramente agradecemos pelo seu comentário. A administração do tempo é um assunto extremamente relevante e precisa mesmo ser discutido. As dicas aqui do post são apenas para otimizar o tempo durante nosso horário de expediente. Concordamos completamente que não devemos preterir o tempo destinado à vida pessoal e social. Abraços.

      Responder

    2. Esse comentário é sério mesmo?!
      Ele não soube separar setes super dicas dicas agradáveis de dicas obcecadas e retardadas!
      Deve ser parte dessa geração de internet, que tem sérias dificuldade de interpretação de texto grave ! Pífio !!

      Parabens pelo Blog que ainda pegou leve com nosso cotidiano !

      Responder

    3. Esse comentário é sério mesmo?!
      Ele não soube separar setes super dicas dicas agradáveis de dicas obcecadas e retardadas!
      Deve ser parte dessa geração de internet, que tem sérias dificuldade de interpretação de texto grave ! Pífio !!

      Parabéns pelo Blog que ainda sim,pegou leve com nosso cotidiano !
      Corrigindo… seria aqui a resposta

      Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *