5 dicas para você aproveitar melhor seu orçamento de advogado correspondente

Por | 2016-04-01T16:45:59-03:00 1 de abril de 2016|

O advogado correspondente atua na prestação de serviços jurídicos para escritórios, empresas ou advogados localizados geograficamente em localização diferente daquelas onde possuem processos em tramitação.

Quando um escritório precisa realizar uma audiência em outra cidade, por exemplo, a opção de contratação de um advogado correspondente é a melhor opção para evitar custos de locomoção, de hospedagem e, principalmente, de tempo. Isso porque, morando na cidade da audiência, o advogado correspondente tem maiores conhecimentos do local e das facilidades para agilizar o andamento do processo.

Para o escritório ou advogado contratante, o advogado correspondente representa redução de custos, visto que, para acompanhamento do processo com os custos decorrentes da locomoção e da hospedagem, muitas vezes, podem até exceder o valor da possível condenação.

Enquanto representa redução de custos para o contratante, para o advogado correspondente contratado representa um acréscimo em seus rendimentos, podendo ser a receita extra que precisava para dar andamento aos seus projetos de vida profissional.

Com uma receita extra para o escritório, o advogado correspondente poderá criar um novo plano para sua vida, aproveitando esse orçamento para seu próprio crescimento profissional.

Veja algumas dicas para usar melhor o orçamento de advogado correspondente:

1. Otimize os trabalhos exigidos pelos processos

Se você é bastante organizado, pode reduzir o custo de idas ao cartório ou ao fórum para resolver os problemas que tenha como advogado correspondente. Se tiver diversos processos a resolver, procure fazer tudo num dia da semana, atendendo prazos e resolvendo as pendências, reduzindo seus custos.

2. Otimize o seu tempo de comunicação com os clientes

Caso você tenha mais de um processo com um mesmo cliente, como advogado correspondente, pode reduzir o tempo de comunicação estudando melhor os processos e usando apenas uma vez o celular. Outros meios de reduzir os custos de comunicação são as facilidades da internet, instalando o Skype no seu computador/celular ou conversando pelo WhatsApp.

3. Faça você mesmo, não repasse o trabalho

Não utilize serviços de terceiros a não ser que seja estritamente necessário. Tendo o trabalho bem organizado, você mesmo deve ir atrás das soluções.

4. Implante um sistema de gerenciamento no escritório

Sem organização, nada funciona. Com um sistema de gerenciamento dos processos você terá condições de estudar e analisar melhor prazos e necessidades de cada processo, agilizando o seu dia e economizando tempo e dinheiro.

5. Estabeleça valores condizentes como advogado correspondente

Ao negociar seus valores como advogado correspondente, faça uma análise geral de preços e estabeleça valores compensatórios, que possam lhe trazer resultados positivos em seu trabalho.