Cuidados que você deve tomar antes de financiar seu carro

Por | 2018-03-14T20:43:36-03:00 16 de junho de 2016|

Se você está pensando em comprar um carro e financiar essa compra, precisa tomar os cuidados necessários para não sair prejudicado no futuro. Uma das condições que foi alterada em financiamento de veículos é a busca e apreensão, que pode ser feita a partir de um dia no atraso do pagamento das parcelas.

Em virtude disso, veja algumas dicas dos cuidados que deve tomar ao financiar seu carro, evitando problemas e garantindo a sua posse:

Levantamento de custos ao financiar seu carro

Tome cuidado com os custos de um carro. Veja que você não terá somente as parcelas a pagar, mas também os custos de manutenção, de combustível, de seguro, de licenciamento e de impostos. Além disso, não comprometa mais do que 30% e sua renda com as parcelas do financiamento. Quanto menor o comprometimento de sua renda mensal, menores são as chances de você não poder pagar o financiamento até o fim.

Faça várias simulações para financiar seu carro

Compare os financiamentos de diversas instituições antes de se decidir pelo financiamento do carro. Mesmo que a concessionária só tenha uma financeira, você terá como negociar se encontrar outra negociação mais adequada e justa. Verifique também a taxa de juros nominal, não acreditando na história de taxa de juros a zero, já que existem meios de inserir tarifas que escondem os juros reais.

Solicite ainda o CET, ou Custo Efetivo Total, com o valor de todos os encargos e despesas que você vai pagar pelo seu carro e, se suspeitar de alguma cobrança colocada como obrigatória além do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), procure o Banco Central ou o Procon.

Exija uma cópia do contrato ao financiar seu carro

Como financiado, você tem direito a uma cópia do contrato de financiamento com detalhamentos dos custos envolvidos. Leia atentamente o contrato ou procure alguém de sua confiança para verificar se tudo está dentro do que determina a legislação.

Cuidado para não fazer dívida de longo prazo, já que, quanto maior for o prazo, maiores serão os juros. Se tiver dinheiro para dar de entrada, pague o máximo que puder e financie o mínimo possível.

Por fim, faça os pagamentos em dia para não cair na inadimplência e não perder o seu veículo.

LEIA MAIS: 5 cuidados que você deve tomar antes de contratar um seguro para seu carro