Fazer uma compra a prazo sempre é uma preocupação. Dependendo do prazo negociado, você terá uma dívida que vai se prolongar por muito tempo, exigindo grande controle financeiro para saldar as parcelas e comprometendo parte do seu orçamento mensal.
Mas, em algumas situações, é impossível escapar de uma compra a prazo e isso precisa ser bem analisado na hora da decisão. Em primeiro lugar, é preciso pensar na relação custo x benefício do bem que você está adquirindo. Em segundo, se vai caber no seu orçamento. E, finalmente, também é preciso pensar se não valeria a pena esperar um pouco mais, guardar o dinheiro necessário e fazer a compra à vista no futuro.
Tudo isso leva a cálculos financeiros, que devem ser feitos antes de decidir pela compra. Fazer dívidas, no momento em que vivemos, pode ser a pior decisão.
Quando é melhor comprar a prazo
Para evitar comprometer o seu orçamento, sempre é melhor pensar em comprar à vista. Apenas quando não houver alternativa é que você deve fazer a opção pela compra a prazo.
Se estamos tratando de um produto com valor mais elevado, em se falando sobre um escritório de advocacia, a preocupação ainda é maior, já que o trabalho exercido, dentro do sistema liberal de trabalho de um advogado não permite uma justa previsão dos rendimentos futuros. Tudo vai depender de clientes e, quanto menor for o compromisso financeiro assumido para o futuro, mais tranquilidade terá o advogado para administrar o seu escritório.
Veja algumas recomendações para suas compras a prazo no escritório de advocacia:
- Móveis e equipamentos de escritório, que serão comprados apenas uma vez, servindo para muitos anos à frente.
- Investimentos em equipamentos de informática, quando seu custo for acima das possibilidades de compras à vista.
- Compra de veículos exigidos pelo próprio trabalho.
- Contratação de serviços de outros profissionais exigidos para complementação dos processos.
Em qualquer circunstância, no entanto, o profissional deve manter total controle sobre todos os seus compromissos financeiros, mantendo assim a confiança e credibilidade dos seus fornecedores.
LEIA MAIS: Conheça serviços e produtos que é melhor pagar à vista