Poupança ou outras possibilidades de investimento? Como tomar a decisão correta

Por | 2018-03-14T20:43:10-03:00 24 de setembro de 2016|

Nos últimos anos, a caderneta de poupança não tem sido o melhor investimento para quem quer uma segurança maior para suas reservas financeiras. Os investimentos acompanham a taxa básica de juros, a Selic, que está atualmente em 14,25% ao ano, muito maior do que a poupança oferece.

A taxa básica de juros, elevada desse jeito, é usada como referência para investimentos de renda fixa. Quando ela sobe ou permanece elevada, como é o caso atual, os rendimentos também sobem para as aplicações em renda fixa.

Investimentos de renda fixa já têm uma forma de remuneração definida quando o investidor faz a aplicação, sendo diferente dos investimentos de renda variável, como no caso de ações, que podem subir ou cair ao longo do tempo.

Assim, para quem tem recursos disponíveis para investir, pode fazer a melhor opção pesquisando para saber os melhores rendimentos, deixando a poupança de lado e procurando a renda fixa, que é muito mais segura e rentável.

Investir na poupança é perder dinheiro

Com os juros altos como temos atualmente, investir na poupança é perder dinheiro, quando comparamos com outros investimentos. Por mais que seja garantida, a poupança tem, nos dias atuais, apenas 8,07% de rendimento ao ano, muito abaixo dos 14,25% que servem como parâmetro para os investimentos de renda fixa.

A maior parte das aplicações financeiras oferecidas no mercado são indexadas à taxa Selic, o que garante um rendimento bruto, sem desconto de taxas eventuais e de Imposto de Renda, praticamente igual à variação da taxa federal.

LEIA MAIS:

5 cuidados para se tomar antes de investir em ações

Produtos e serviços que pagar a prazo é mais vantajoso

Dicas de sites e aplicativos para controle financeiro profissional

Outros investimentos são indexados à taxa DI, ou seja, a taxa média de juros praticados pelos Certificados de Depósito Interbancário, os conhecidos CDI, usados como medida de transação entre os bancos. O seu comportamento é muito parecido com a taxa Selic, não havendo muita variação.

Se você tem recursos disponíveis para investir, pense antes no Tesouro Direto e nos fundos de renda fixa. Converse com seu gerente e procure as melhores taxas. O momento atual não é, definitivamente, favorável à poupança, pelo menos enquanto o Banco Central não criar uma equiparação desse investimento com outras formas oferecidas pelo mercado.