O que fazer se eu não for efetivado após meu estágio na área jurídica?

Por | 2018-03-14T20:42:49-03:00 12 de novembro de 2016|

Um estagiário que não conseguiu efetivação depois do estágio na área jurídica pode ficar se perguntando se cometeu algum erro ou se não conseguiu agradar a empresa ou o escritório de advocacia onde estava estagiando.

O estágio é uma fase de conhecimento e de adaptação, mas, no caso de não ser efetivado, é preciso pensar que isso não ocorreu apenas em virtude de não ter se adaptado. A empresa ou o escritório podem ter outras razões para não efetivar o estagiário.

Sempre com o respeito necessário, procure saber as razões por que não foi efetivado e, se houve algo com relação à sua performance, analise sem rancor e procure melhorar naquilo que foi criticado.

Ao mesmo tempo, procure sempre olhar o lado positivo da experiência que teve durante o estágio. E esses pontos podem ser mais interessantes para o futuro do que a sensação de derrota que você pode estar sentindo.

Considere os pontos positivos do seu estágio

Em primeiro lugar, durante o estágio você teve oportunidade de conviver com pessoas mais experientes que podem ser importantes no seu futuro profissional. Pense no seu networking e não perca contato com essas pessoas. Esses contatos podem ser interessantes no seu futuro, principalmente se você criar um perfil no LinkedIn e conectar-se com eles, pedindo recomendações.

Não se esqueça também de se colocar à disposição para projetos futuros, mostrando o seu lado profissional e demonstrando que se importa com a empresa e com os colegas de trabalho que conheceu.

O estágio também é interessante para apresentar como experiência na hora de procurar um emprego, onde você pode mostrar que aprendeu algo de sua profissão. Se você teve críticas sobre sua atuação, faça o possível para melhorar naquilo que não agradou a empresa e, se houve outro motivo qualquer, como falta de vaga ou impossibilidade de ser contratado por uma crise financeira, não se acanhe: mostre-se sempre um profissional de respeito.

Reflita sobre como foi seu período de estágio e lembre-se que foi apenas um período de uma carreira que será brilhante no futuro.