Para muitas pessoas, as tatuagens ainda são um grande tabu, e isso também ocorre na área jurídica, que é conhecida por manter um caráter conservador e tradicionalista.
O assunto, embora não tão claramente, muitas vezes é discutido, havendo a dúvida se poderia ou não a presença de tatuagens ser um empecilho para exercer a advocacia, ou qualquer cargo público na área jurídica.
É bom salientarmos, no entanto, que existe uma grande diferença entre a área jurídica, que é uma atividade privada, embora tenha caráter de utilidade pública e de função social, enquanto o cargo público tem seus requisitos determinados por edital, não havendo a necessidade de captação de clientes.
LEIA MAIS: Proibição de tatuagem em concursos públicos
A imagem do advogado é seu cartão de visitas
Devemos entender também que o advogado tem em sua imagem o seu cartão de visitas. Qualquer cliente, quando procura um advogado, antes imagina, mesmo que inconscientemente, que o encontre vestido de terno e gravata, com uma imagem impoluta, mostrando seu profissionalismo.
Analisando por esse lado, uma tatuagem em local mais visível, pode atrapalhar profissionalmente a carreira de um advogado, principalmente se o cliente for uma pessoa conservadora ou com certa idade.
Muito embora uma coisa não tenha nada a ver com outra, ou seja, o fato de um advogado ser tatuado não influencia em nada o seu comportamento profissional e sua competência e capacidade, a presença de uma tatuagem vai passar uma imagem borrada, seja para o seu cliente ou mesmo numa audiência, levantando dúvidas principalmente com relação ao seu caráter.
Um advogado está sempre trabalhando com pessoas e é preciso levar em consideração determinadas cautelas para não ser prejudicado em sua carreira. O advogado deve sempre se lembrar de que a imagem que passa ao cliente é o passaporte para conseguir fechar qualquer contrato.
Embora possamos ter consciência de que a tatuagem não influencia em nada o comportamento de uma pessoa, muita gente ainda carrega preconceitos contra tatuagens e contra gente que carrega tatuagens.
Assim, infelizmente, é necessário admitir que, nos tempos atuais, a tatuagem ainda se mostra como um tabu e que um desenho mais visível na pele pode atrapalhar a vida profissional de um advogado.