Contencioso de massa ainda é viável?

Por | 2017-11-17T11:07:15-02:00 17 de novembro de 2017|

O contencioso de massa, processo de empresas que respondem muitas demandas judiciais ao mesmo tempo, precisa de profissionais com conhecimento, uma vez que se trata de um trabalho que exige interesse e disposição para a defesa dos interesses dos clientes.

Trata-se de um processo, portanto, que oferece trabalho a muitos advogados ao mesmo tempo, inclusive aqueles que se dedicam à atividade de correspondente jurídico, que podem atuar junto com a equipe, tendo possibilidades de aumentar sua experiência e ganhar mais credibilidade junto aos seus pares.

No contencioso de massa é necessário haver a participação ativa de todos os envolvidos, ao mesmo tempo em que é preciso haver uma troca de informações precisas e concretas.

Trabalhando com o contencioso de massa

A geração de muito trabalho no contencioso de massa é que o torna interessante, uma vez que é preciso buscar soluções de gerenciamento de uma maneira viável, buscando alternativas para criar perfeita interação dos advogados com os setores envolvidos das empresas clientes.

Com essa condição, estabelece-se uma maior colaboração entre as pessoas, consolidando as ações e mantendo integração dos contratos e da gestão eficiente dos prazos, atendendo a todas as exigências do processo.

A solução mais óbvia para o contencioso de massa é a administração através da terceirização de serviços, criando parcerias com advogados de outros escritórios ou de outras localidades, acompanhando o desenvolvimento do processo e fazendo com que cada grupo se empenhe pela busca de resultados.

No gerenciamento do contencioso de massa é necessário manter uma base de dados, com todas as informações, obtendo-se um histórico de todo o seu andamento, o que vai permitir agilizar na tomada de decisões, sabendo as ações que devem ser tomadas e atendendo a todas as demandas, possibilitando que os processos tenham o melhor andamento, seguindo uma programação criteriosa.

A melhor forma de manter controle sobre os processos é através de um sistema informatizado, reunindo todas as informações e possibilitando ao gestor conhecimento sobre todas as ações.

Tendo em mãos um programa informatizado para o gerenciamento do contencioso de massa, não haverá qualquer preocupação com documentação, permitindo a correta distribuição entre todos os envolvidos, designando-se as atividades de forma coerente para cada profissional, que deve se responsabilizar pelas informações para o banco de dados.

No contencioso de massa, o importante é o gerenciamento e a liderança, tendo uma equipe formada por profissionais que tenham conhecimento dos diversos trâmites do processo, com o respaldo de uma equipe administrativa eficiente, passando mais confiança ao cliente. Tendo em vista que a viabilidade do contencioso de massa está exatamente alicerçada na confiança do cliente, demonstrando coesão e trazendo bons resultados.

A participação no contencioso de massa permite ao advogado, principalmente quando iniciante, melhorar sua capacidade de organização, apresentar suas habilidades e competências e agir com maior segurança, já que exige que os processos sejam direcionados de forma correta.

Contencioso de massa e parcerias

No contencioso de massa é interessante estabelecer parcerias, terceirizando serviços de maneira adequada, procurando profissionais com perfis voltados para os processos ou para suas fases, garantindo maior agilidade e possibilitando análise mais aprofundada das informações, tomando como base o histórico do cliente e as características do processo.

A terceirização de serviços é importante no contencioso de massa, principalmente, por haver diversas audiências em comarcas diferentes e ao mesmo tempo ou quando é necessário apresentar defesa no ato. Uma equipe bem montada permite que o escritório responsável possa atender a todos os compromissos, exigindo apenas um gerenciamento efetivo e capaz.

O contencioso de massa é uma excelente oportunidade até mesmo para estagiários, inscritos ou não na OAB, além de advogados iniciantes, que estão atuando como correspondentes jurídicos. Pois, além de todo o trabalho, a atividade oferece uma experiência única, permitindo participar de futuros processos e, assim, garantindo um excelente início de carreira.