5 frases que um advogado nunca deve dizer

Por | 2018-03-14T20:43:34+00:00 15 de julho de 2016|

O advogado tem como principal instrumento de trabalho a palavra, oral e escrita, que deve ser considerada como ferramenta essencial para mostrar o seu conhecimento e interagir com seus clientes e com outros advogados e pessoas que atuam no Direito.

A linguagem utilizada pelo advogado deve ser adaptada de forma a poder se comunicar com os clientes, que podem não entender os termos técnicos utilizados, e de forma a manter o melhor contato possível com outros profissionais.

Devemos entender, portanto, que o Direito e a palavra estão intrinsecamente ligados, podendo considerar o Direito como a ciência da palavra. Para o advogado, existem frases que nunca podem ser ditas, como veremos a seguir.

1. Não tenho tempo para esse assunto

Mais do que qualquer pessoa interessada em seu trabalho, o advogado nunca deve dizer que não tem tempo. Afinal, para um profissional consciente de suas obrigações, sempre haverá disponibilidade de tempo, desde que ele faça sua programação.

2. Esse processo é causa perdida

O vocabulário empregado pelo advogado não deve nunca conter qualquer palavra que remeta a uma impossibilidade, uma vez que seu trabalho é buscar os meios para conseguir resultados positivos para seus clientes. Um processo bem conduzido sempre tem possibilidade de vitória e da persistência do advogado é que dependerá o sucesso de uma causa.

3. Não vejo lógica nesse processo

O advogado é preparado para entender a logicidade de qualquer processo. Ao afirmar não ver qualquer lógica em alguma causa, estará mostrando incapacidade de condução do mesmo.

4. Não é minha responsabilidade

Para um advogado, sempre que assumir qualquer causa jurídica, também está assumindo toda e qualquer responsabilidade. A maior responsabilidade de um processo está diretamente nas mãos do profissional de Direito, que deve estar sempre preparado para conseguir bons resultados.

5. Esse cliente está em maus lençóis

Por pior que seja um processo e por mais provas que existam contra o cliente, considerar que ele, cliente, não irá ter chances numa causa judicial é entregar totalmente os pontos, ou seja, mostrar que não está disposto a lutar por ele. Nesse caso, é melhor nem assumir a responsabilidade pela causa.

E você, que outras frases procura evitar durante seu trabalho? Compartilhe conosco aqui.