Como é trabalhar como advogado na área jurídica de uma empresa?

Por | 2018-03-14T20:43:35-03:00 3 de julho de 2016|

O trabalho como advogado na área jurídica de uma empresa é bastante diferente de um trabalho como advogado num escritório de advocacia. Enquanto no trabalho em escritório é preciso sempre estar atento a petições e processos, o cargo de advogado no setor jurídico empresarial exige um conhecimento administrativo mais detalhado e aprofundado.

O advogado de área jurídica deve se especializar, uma vez que o conhecimento adquirido em faculdade não fornece todas as ferramentas necessárias, limitando-se à parte teórica, fornecendo fundamentos sobre a legislação e não se aprofundando em questões administrativas exigidas pelas empresas, principalmente quando se trata de direito tributário, trabalhista ou contábil.

O advogado, no departamento jurídico, deve manter constante atenção a todas as áreas da empresa, mantendo sua visão ampliada e voltada para os negócios, auxiliando no planejamento e nas ações estratégicas da empresa.

Cuidar da área jurídica e manter relação com as áreas da empresa

O advogado de área jurídica empresarial, portanto, deve estar atento a todas as atividades da empresa, tendo uma visão sobre a especialidade e atividade da empresa, acompanhando o funcionamento de todas as áreas.

Assim, o advogado deve conhecer a linha de produção, a relação da empresa com acionistas, com fornecedores e consumidores, o trabalho dos empregados e, de forma geral, a prática do negócio, seja interna ou externamente, entendendo o funcionamento da estrutura da empresa.

A área jurídica de uma empresa deve agir como parceira para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos estritamente dentro da legislação, precisando estar atualizado com todas as alterações promovidas na lei, atuando como área de suporte.

Um advogado de departamento jurídico empresarial deve, desta forma, olhar para o negócio da empresa como participante e integrante, preocupando-se com a posição da companhia no mercado e promovendo as condições para que a empresa sempre tome a melhor decisão, evitando futuros problemas judiciais.

A área jurídica da empresa não é aquela que deve ser acionada sempre que houver problemas, e sim como consultora, devendo se envolver em novos projetos, no lançamento de novos produtos e, principalmente, na orientação para encaminhamentos dos negócios de forma a não criar problemas jurídicos futuros para a empresa.