5 motivos pelos quais escritórios contratam correspondentes jurídicos

Por | 2018-03-14T20:43:08-03:00 10 de outubro de 2016|

Os escritórios de advocacia procuram contratar correspondentes jurídicos para agilizar o andamento de processos, mantendo a qualidade e reduzindo os seus custos, de uma forma geral.

A utilização de correspondentes jurídicos tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente porque o volume de processos também aumentou. Além disso, pelo fato de haver a opção de terceirização, torna-se mais prático conduzir processos de comarcas diferentes.

Veja os principais motivos porque os escritórios de advocacia tem buscado o trabalho dos correspondentes jurídicos:

1. Rapidez na prestação do serviço

A agilidade no atendimento às necessidades dos processos torna mais interessante a contratação de correspondentes jurídicos, que estão localizados mais próximos aos fóruns de cidades afastadas, garantindo que tudo seja cumprindo a tempo.

2. Economia nos custos processuais

Fator dos mais importantes, tanto para os clientes quanto para os próprios escritórios, a contratação de correspondentes jurídicos reduz de forma perceptível os custos dos processos, eliminando gastos com locomoção entre a sede do escritório e a comarca, gastos com hospedagem e alimentação.

3. Otimização dos trabalhos no próprio escritório

Além da economia de dinheiro, a contratação de correspondentes jurídicos também otimiza os trabalhos do próprio escritório, disponibilizando tempo para que o advogado contratante possa se dedicar ao atendimento aos seus clientes ou na elaboração de peças processuais.

LEIA MAIS:

É possível viver apenas de correspondência jurídica?

5 coisas que só quem trabalha na correspondência jurídica sabe

Como falar da correspondência jurídica no meu currículo?

4. Otimização do sistema judiciário

O correspondente jurídico também se torna, mesmo sem querer, um otimizador do processo judiciário como um todo, em virtude da rapidez e da qualidade na prestação de serviços, evitando perda de tempo e de recursos.

5. Organização do trabalho

Com a contratação de correspondentes jurídicos, um escritório de advocacia não precisa se preocupar com prazos esquecidos ou com falta de pessoal para diligências ou protocolos. A distribuição e delegação de atividades facilita a organização do trabalho dentro do escritório, possibilitando melhor aproveitamento do tempo e dos recursos necessários para a condução dos processos.

Esses são, basicamente, os principais motivos pelos quais os escritórios contratam correspondentes jurídicos. Como podemos notar, a correspondência jurídica torna verdadeiro o ditado “tempo é dinheiro”, sendo esta, em suma, a razão maior para a contratação de correspondentes que ofereçam um serviço de qualidade.