Entenda como iniciar os trabalhos de contencioso de massa no seu escritório

Por | 2017-06-19T13:33:43-03:00 19 de junho de 2017|

Para iniciar os trabalhos de contencioso de massa é preciso buscar soluções viáveis de gerenciamento, ou seja, procurar alternativas para trazer maior interação do setor jurídico com os departamentos e setores da empresa.

Logo, gerando maior colaboração e consolidação de ações, além de manter a gestão de documentos e processos totalmente integrados, com o devido controle dos contratos e gestão eficiente dos prazos.

O contencioso de massa pode ser administrado também através da terceirização de serviços, onde a empresa pode avaliar diferentes formas de parceria, mantendo o controle e acompanhando do desempenho do pessoal e envolvendo cada grupo na busca pelos resultados.

Além disso, também é possível manter a análise dos dados históricos para agilizar na tomada de decisões quanto às ações a serem tomadas, atendendo a todas as demandas e permitindo que os processos tenham andamento dentro do programado.

Para iniciar os trabalhos de contencioso de massa também é de suma importância contar com o apoio de uma ferramenta informatizada, possibilitando a união de informações e permitindo seu completo gerenciamento.

Com um software específico para gerenciar o contencioso de massa é possível manter o controle sobre todos os processos, sem necessidade de se preocupar com documentos perdidos e permitindo melhor distribuição dos processos para profissionais específicos, designados para acompanhar os processos e habilitados para transferir para o software todas as informações.

Veja mais:

A importância de um Software Jurídico para a organização do seu escritório

Com essas decisões, torna-se mais fácil iniciar com os trabalhos de contencioso de massa, evitando a sobrecarga excessiva de trabalho para alguns profissionais, mantendo uma produtividade constante e proporcionando melhor qualidade nas peças processuais.

Com uma organização centralizada de trabalho, o andamento dos processos se torna mais eficiente, desde os serviços de uma secretária, passando por toda a equipe e chegando ao gerente do contencioso de massa.

É importante manter a organização para economia de tempo e para não gerar estresse desnecessários, com pessoas acumuladas de trabalho, enquanto outras estejam disponíveis.

Valorização da equipe nos trabalhos de contencioso de massa

Vamos destacar que, para gerenciar os trabalhos de contencioso de massa, é de fundamental importância valorizar os envolvidos nos processos, mostrando reconhecimento pelo seu trabalho e incentivando a dar continuidade.

Outro ponto a ser considerado é manter cada profissional em sua devida função, não desviando atividades, garantindo total conhecimento sobre os processos.

Dentro do contencioso de massa também existe a alternativa de contratar correspondentes jurídicos, trazendo maior economia de tempo e de dinheiro para o escritório.

Confira: 05 dicas para contratar um bom correspondente jurídico

Assim, permite-se que os profissionais do escritório se dediquem aos processos de forma constante, sem necessidade de se locomover para fóruns ou para a realização de diligências, atividades que, certamente, podem prejudicar a produtividade e a concentração dos profissionais envolvidos.

Algumas considerações para os trabalhos de contencioso de massa

Não basta apenas organizar ou encontrar um bom software de gestão para o contencioso de massa. O responsável deve dar atenção a alguns pontos críticos, como, por exemplo:

Considerar a capacidade técnica

Os envolvidos nos processos de contencioso de massa devem ter capacidade reconhecida para conduzir os processos, diante da responsabilidade e da complexidade que eles apresentam.

Manter a gestão do contencioso de massa

O responsável pelo contencioso de massa deve ter conhecimentos de planejamento, de organização e de comando para que o contencioso de massa possa fluir regularmente.

Conhecer e entender os processos

Um bom sistema de organização e gestão permite saber como funcionam as etapas do trabalho e permite que uma atividade complemente a outra, evitando retrabalho.

Coordenação do pessoal envolvido

Mais do que tudo, para que o contencioso de massa possa fluir sem falhas ou problemas, é importante que o coordenador mantenha a equipe motivada, inclusive para que atividades repetitivas e monótonas sejam realizadas com perfeição.