Confira 8 soluções para sustentações orais

Por | 2017-09-19T19:09:12-03:00 19 de setembro de 2017|

O correspondente jurídico tem uma responsabilidade bastante séria quando aceita um contrato para solucionar problemas de outros escritórios.

Em primeiro lugar, ele precisa conhecer a fundo o processo com que está trabalhando para conseguir a melhor solução e, além disso, se precisar fazer sustentações orais, deve se preparar com extremo cuidado.

Vamos apresentar algumas dicas para que você, como correspondente jurídico, possa se sair bem em suas sustentações orais:

1. Prepare-se com antecedência

Embora seja óbvio, a preparação antecipada é um dos problemas mais comuns nas sustentações orais.

O correspondente deve saber exatamente o que vai dizer e como vai falar, tendo o cuidado de saber relatar os fatos e as teses jurídicas.

2. Conheça as decisões mais recentes

O advogado correspondente deve manter sua atualização sobre as decisões mais recentes da Justiça, sem ficar preso a teses e decisões antigas, aprendidas na faculdade.

Principalmente com relação aos tribunais superiores, é de suma importância conhecer como estão sendo decididas situações similares às que está defendendo.

3. Saber prender a atenção dos juízes

A oratória é uma arte e as sustentações orais devem se utilizar de todas as técnicas da oratória para chamar a atenção dos julgadores.

O correspondente deve aprender a entonação e a estrutura linguística aplicáveis às sustentações orais, conseguindo a atenção para suas teses sem que as pessoas peguem no sono.

4. Não fazer comentários sobre os julgadores

Em algumas situações, o advogado correspondente pode deixar escapar algum comentário particular em relação aos julgadores.

Com isso, uma sustentação oral que poderia terminar bem, pode ter um resultado adverso, trazendo a derrota para suas teses.

5. Manter sempre a educação e a simpatia

Ganhando ou perdendo em suas sustentações orais, o advogado correspondente não pode deixar de ser educado e simpático em qualquer situação.

Quando se é um profissional consciente do seu papel, mesmo quando não ganhar um processo, é preciso ser educado e simpático com os servidores públicos e julgadores.

6. Manter o foco em suas alegações

A coerência é o fator mais importante para as sustentações orais.

Durante um debate, o advogado vai ficar frente a frente com o juiz, sem qualquer outra interferência, devendo usar essa oportunidade para conseguir realizar uma sustentação oral coerente, mantendo o foco em suas alegações.

7. Corrigir impressões incorretas

Existem fatos que podem gerar impressões erradas até mesmo na mente dos juízes.

O advogado correspondente deve manter-se atento a qualquer indicação que os juízes estão tomando com base em suposições erradas sobre fatos ou sobre a legislação, aproveitando as sustentações orais para mostrar o que considera correto.

8. Ser racional em suas posições

Com bom conhecimento do processo e da legislação e com sua constante atualização, o advogado correspondente deve demonstrar aos juízes que suas posições são consistentes, podendo suportar todas as hipóteses contrárias que forem apresentadas.

Conclusão

As sustentações orais devem utilizar todas as técnicas da oratória, da argumentação, do raciocínio e da capacidade de falar em público.

Tudo isso independe da vontade imediata do advogado, que pode ou não gostar de apresentar-se em público.

Contudo são habilidades que o advogado deve aprimorar constantemente, uma vez que é sua principal ferramenta na profissão que escolheu.

Mesmo que o advogado tenha conhecimento técnico, isso não quer dizer que ele tenha o dom da oratória e, não tendo esse dom, deve buscar se aprimorar a todo momento.

Um advogado que quer sucesso na carreira acompanha os julgamentos, aprende a fazer sustentações orais e analisa todos os detalhes das técnicas de oratória utilizadas, sabendo que isso irá fazer a diferença quando chegar sua vez de falar em público.