Projetos de Lei são criados todos os dias, mas precisam passar por diversas esferas políticas, que vão desde a discussão do assunto até a publicação oficial da Lei. Além disso, existem algumas condições especiais que exigem a criação de uma Lei específica com o desenvolvimento da sociedade prevendo punições mais rigorosas, como as Leis contra crimes cibernéticos.
No entanto, há algumas Leis que não fazem o menor sentido (pelo menos, aparentemente). Algumas dessas normas proíbem coisas comuns em todo o planeta.
A gente já tinha mostrado aqui no blog antes algumas leis brasileiras bem “estranhas”. Agora é a vez de conhecer outras ao redor do planeta.
Conheça 7 coisas absurdas que são proibidas pelo mundo afora :
1 – Videogame? Na China não pode
Muitos eletrônicos são fabricados na China e os aparelhos de videogame não são exceções. No entanto, na China é proibida a comercialização de games e de consoles. A Lei foi criada em 2000, quando o governo tinha medo que os jovens passassem muito tempo jogando ao invés de trabalhar e produzir. Apesar disso, é liberada a compra de jogos de não consoles, praticando acabando com a eficiência dessa lei maluca.
2 – Visual “emo” é proibido na Rússia
Normalmente, os pais podem implicar com o estilo das roupas de seus filhos, mas o governo russo elevou isso a outro nível. Alegando preocupação com os índices elevados de suicídios entre os jovens, o governo afirmou que a moda emo era uma verdadeira ameaça a estabilidade nacional e proibiu a população de utilizar o estilo nas escolas e prédios públicos.
3 – Reencarnação? Na China, só com a permissão do governo
Você pode não acreditar na ideia de reencarnação, mas o governo chinês tem uma visão diferente. Afinal, a reencarnação sem a permissão do Estado é proibida no país. Na verdade, a lei serve como uma forma de controle sobre os budistas tibetanos e sobre o próprio Dalai Lama.
4 – Dinamarca proíbe Ovomaltine e Marmite
Na Dinamarca, estão proibidos todos os alimentos enriquecidos, o que acaba também causando a proibição dos cereais matinais fortificados, como, por exemplo, o Marmite e o Ovomaltine.
5 – Qual é o nome do bebê?
Um dos momentos mais especiais durante a gravidez é a escolha do nome da criança. Mas, se você estiver na Dinamarca as suas opções serão bem mais restritas. O país conta com regras rigorosas na nomeação de crianças. Os pais só podem escolher nomes a partir de uma lista aprovada pelas autoridades ou pedir autorização governamental para “burlar” a lei. Atualmente, existem 7 mil nomes à disposição dos papais, sendo 3 mil para garotos e 4 mil para meninas.
6 – Cuidado com as flores na China
Muita atenção quando quiser enfeitar uma casa ou presentear alguém com flores na China. Depois das “Revoluções Jasmins” na Tunísia, os chineses tentaram iniciar a sua própria revolução. Mas, conseguiram apenas mais uma proibição absurda das autoridades locais. A planta jasmim é proibida na China, também como as músicas sobre a flor e até mesmo usar a palavra em mensagens de texto.
7 – Corte de cabelo aprovado pelo governo no Irã
Cortar cabelo no Irã também exige a aprovação governamental. Os iranianos só podem utilizar cortes que aparecem na lista de aprovados pelo governo, que tenta impedir o avanço cultural da Europa e dos Estados Unidos no país.
Alguma dessas leis fez sentido para você? Qual achou mais absurda? Incluiria alguma nesta lista? Deixe sua opinião nos comentários.