Os escritórios de advocacia procuram contratar correspondentes jurídicos para agilizar o andamento de processos, mantendo a qualidade e reduzindo os seus custos, de uma forma geral.
A utilização de correspondentes jurídicos tem crescido bastante nos últimos anos, principalmente porque o volume de processos também aumentou. Além disso, pelo fato de haver a opção de terceirização, torna-se mais prático conduzir processos de comarcas diferentes.
Veja os principais motivos porque os escritórios de advocacia tem buscado o trabalho dos correspondentes jurídicos:
1. Rapidez na prestação do serviço
A agilidade no atendimento às necessidades dos processos torna mais interessante a contratação de correspondentes jurídicos, que estão localizados mais próximos aos fóruns de cidades afastadas, garantindo que tudo seja cumprindo a tempo.
2. Economia nos custos processuais
Fator dos mais importantes, tanto para os clientes quanto para os próprios escritórios, a contratação de correspondentes jurídicos reduz de forma perceptível os custos dos processos, eliminando gastos com locomoção entre a sede do escritório e a comarca, gastos com hospedagem e alimentação.
3. Otimização dos trabalhos no próprio escritório
Além da economia de dinheiro, a contratação de correspondentes jurídicos também otimiza os trabalhos do próprio escritório, disponibilizando tempo para que o advogado contratante possa se dedicar ao atendimento aos seus clientes ou na elaboração de peças processuais.
LEIA MAIS:
É possível viver apenas de correspondência jurídica?
5 coisas que só quem trabalha na correspondência jurídica sabe
Como falar da correspondência jurídica no meu currículo?
4. Otimização do sistema judiciário
O correspondente jurídico também se torna, mesmo sem querer, um otimizador do processo judiciário como um todo, em virtude da rapidez e da qualidade na prestação de serviços, evitando perda de tempo e de recursos.
5. Organização do trabalho
Com a contratação de correspondentes jurídicos, um escritório de advocacia não precisa se preocupar com prazos esquecidos ou com falta de pessoal para diligências ou protocolos. A distribuição e delegação de atividades facilita a organização do trabalho dentro do escritório, possibilitando melhor aproveitamento do tempo e dos recursos necessários para a condução dos processos.
Esses são, basicamente, os principais motivos pelos quais os escritórios contratam correspondentes jurídicos. Como podemos notar, a correspondência jurídica torna verdadeiro o ditado “tempo é dinheiro”, sendo esta, em suma, a razão maior para a contratação de correspondentes que ofereçam um serviço de qualidade.