4 desafios que o advogado encontra no Direito Criminal

Tempo de leitura: 2 minutos

O Direito Criminal é uma das áreas mais sensíveis para o advogado, apresentando alguns desafios que devem ser superados quando o profissional resolve se dedicar a essa ramo. Conheça os principais dele e saiba como enfrentá-los:

1. Falta de conhecimento da sociedade

A maior parte das pessoas não possui conhecimento sobre o Direito Criminal, recebendo as informações por meio da imprensa e de comentaristas que sempre expressam suas opiniões. O Direito Criminal não trabalha apenas para realizar prisões, embora sejamos o terceiro país com maior número de presos do mundo. É preciso ter em mente que o Direito Criminal não é feito para punir, mas sim para controlar as punições e saber como e quando o infrator deve ser punido.

2. Maus profissionais do Direito Criminal

Muitos advogados prestam serviços de péssima qualidade, quando não estão trabalhando em favor de organizações criminosas. O Direito Criminal deve ser trabalhando de forma séria, evitando contaminar os bons profissionais (lembrando, no entanto, que existem exceções, que mancham o Direito no Brasil). Ao se dedicar ao Direito Criminal, o advogado deve saber os seus limites e respeitar a ética de sua profissão.

3. O Direito Criminal deve ser autônomo

Um dos grandes erros de advogados do Direito Criminal é aplicar ao processo regras e institutos do Processo Civil, esquecendo-se de que as áreas não possuem similaridades. Atualmente, o processo penal é voltado para solucionar as questões criminais, não devendo haver confusão alguma entre as áreas, sendo tão importante quanto qualquer outra área e, portanto, devendo atuar com autonomia.

4. Direito Criminal não é reduto de advogados do crime

O advogado que trabalha com Direito Criminal, na maior parte das vezes, é discriminado como advogado de bandido, uma situação que deve ser eliminada da sociedade, já que todos os cidadãos, culpados ou inocentes, têm direito amplo à defesa. A missão do advogado do Direito Criminal é defender os direitos de quem está sendo acusado, devendo cumprir com sua obrigação, respeitando os limites da Lei.

O advogado que atua no Direito Criminal deve enfrentar os desafios de sua área com dedicação, com constante atualização e com coragem, mantendo a garantia fundamental de todo ser humano que precisa dos seus serviços, sabendo que a contravenção sempre vai existir e sua presença é essencial para que haja justiça.

LEIA MAIS:

3 Desafios que você encontra no Direito Civil

3 Desafios que você encontra no Direito Trabalhista

1 Comentário


  1. Está é uma das áreas de meu maior interesse. Espero poder enveredar por este ramo e contribuir pra seu aclaramento na sociedade.

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *