5 mitos sobre compras pela internet

Por | 2018-03-14T20:43:34-03:00 16 de julho de 2016|

Comprar na internet é algo que está se tornando cada vez mais comum nos últimos anos. Se antes havia pouco movimento no comércio digital, hoje se pode comprar praticamente tudo. Mas, mesmo com toda a variedade oferecida pela internet, muitas pessoas ainda têm receio de fazer compras online, acreditando ainda em alguns mitos.

Vamos ver quais são os principais desses mitos que ainda deixam muita gente de fora das compras online:

1. Compras na internet só podem ser feitas com cartão de crédito

O cartão de crédito ainda é a principal maneira de fazer compras pela internet, mas a opção de boleto bancário é obrigatória, devendo estar sempre disponível. Existe também outra opção, o débito online, em que o consumidor é direcionado automaticamente para o site do banco, podendo fazer a transferência.

2. Não é seguro fazer compras pela internet

Fazer compras pela internet está se tornando cada dia mais seguro, embora ainda seja necessário tomar alguns cuidados. Antes de formalizar a compra, o consumidor deve verificar as referências de outros consumidores, saber se o site é confiável, procurar pelo endereço e pelo CNPJ da empresa e prestar atenção se a empresa oferece um canal de atendimento competente. Com esses cuidados, as compras pela internet se tornam uma comodidade, com toda a confiança.

3. As cidades maiores têm preferência

As lojas virtuais têm incentivado cada vez mais as compras de consumidores de cidades pequenas. Vender para quem não mora em grandes centros urbanos é uma estratégia para aumentar o volume de vendas, uma vez que esses consumidores não têm acesso a muitos produtos, já que não existem tantas lojas físicas onde moram.

4. Comprar roupas e calçados pela internet é problema

Claro que não é possível experimentar calçados e roupas antes das compras pela internet, mas, mesmo assim, é possível acertar na compra, desde que se preste atenção em alguns detalhes, como tabelas para impressão das medidas dos pés nos sites de calçados e as medidas corretas em sites de roupas. Muitas lojas oferecem canais de atendimento para tirar dúvidas.

5. Compras na internet não são protegidas por leis

O Código de Defesa do Consumidor é aplicável tanto para compras em lojas físicas quanto pela internet. Quem faz compras pela internet tem as mesmas garantias de qualquer outro consumidor. No caso de não haver um correto atendimento, o consumidor pode procurar o Procon para solucionar qualquer problema, desde que tenha os documentos em mãos.

LEIA MAIS:

Breves considerações sobre compras pela internet

Direitos que o consumidor acha que tem, mas não é bem assim

Problemas com internet ou TV a cabo? Conheça seus Direitos