5 fatores para se considerar antes de abrir um escritório

Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente muitas pessoas estão em busca de se tornarem empreendedoras, principalmente por desejarem lucros mais altos, independência e mais segurança financeira, além da qualidade de vida.

A cada dia que passa a advocacia cresce mais no Brasil e mais escritórios são abertos. No entanto, é necessário considerar alguns fatores importantes antes de abrir um escritório, para que se alcance o sucesso esperado.

O momento certo para começar

Essa é uma das perguntas mais frequentes, porém irá variar muito de profissional para profissional. O primeiro passo é se sentir seguro, preparado e capaz de assumir e saber lidar com as responsabilidades. É preciso saber lidar com os problemas que terá que enfrentar.

Possuir uma experiência é muito importante. Profissionais que iniciam seu próprio escritório após terem trabalhado em outros, costumam lidar melhor com as situações, tem mais preparação para administrar e cuidar de tudo, além de possuir uma boa cartela de clientes já garantindo um bom andamento do negócio.

Uma excelente dica é adquirir uma bagagem trabalhando em outros locais antes de montar seu próprio escritório, para que se sinta mais preparado e seguro.

Estrutura necessária

Para se ter uma boa estrutura é necessário iniciar pelo aluguel de um espaço, mesmo que seja simples no início é importante deixá-lo aconchegante e bem apresentável para receber seus clientes e garantir uma boa impressão, adquirindo mais credibilidade.

Tenha um escritório bem estruturado com impressora, computador, telefones, cartões de visita, máquina de café, água, e etc. Além de tudo necessário para uma boa organização, móveis, materiais de papelaria, entre outros.

LEIA MAIS:

5 dicas para atrair clientes para seu escritório novo

Como começar um escritório de advocacia com pouco investimento

Está montando seu primeiro escritório? Você precisa saber disso!

Registro da sociedade de advogados

O registro da sociedade de advogados é necessário quando o advogado não irá abrir seu escritório sozinho e contará com a parceria de algum outro advogado. Sendo assim, em casos de sociedade é necessário realizar o registro e ainda fixar na porta do escritório uma placa com o nome de todos os advogados inclusos, número da OAB e o contato – telefone e e-mail.

Investimento

Um escritório recém-inaugurado dificilmente estará repleto de clientes. Com isso o lucro nos primeiros meses costuma ser um pouco baixo e os investimentos mais altos.
O retorno financeiro é relativo, pois irá depender da cartela de clientes que já possui, dos gastos, e muito mais. Normalmente o retorno lucrativo esperado costuma acontecer em 5 meses, começando a ser como o esperado.

Tenha dinheiro guardado e estratégias de venda de serviços, divulgação, etc. Não faça dívidas e nem ultrapasse seu orçamento para não entrar no vermelho. Crie um bom planejamento financeiro para ter noção do que se pode gastar e do que se deve guardar como garantia.

Atraindo clientes

O início de um escritório não é fácil, assim como qualquer novo próprio negócio. Além disso, atrair clientes é uma tarefa que pode levar tempo, por isso é fundamental investir em divulgação (sempre atento ao Código de Ética da OAB).

Procure deixá-lo conhecido na região e utilize muito sua rede de contatos. Informe aos clientes já existentes em sua cartela que está com um escritório próprio. O “boca a boca” é a melhor opção e o que mais atrai novos clientes.

Abrir um escritório exige atenção aos detalhes e cuidados para que não se cometa erros levando seu novo negócio ao fracasso. Esses são fatores listados acima são essenciais a ser analisados para abrir um escritório e adquirir o sucesso esperado ao longo do tempo.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *