4 dicas para ser contratado para demandas de correspondência jurídica

Tempo de leitura: 5 minutos

O Brasil é um país de dimensões continentais, com enorme extensão territorial, situação que dificulta, para a maior parte das empresas e escritórios de advocacia. Isso porque o acompanhamento de processos em jurisdições diversas exige custo de deslocamento e de logística.

Essa situação complica a atuação de um advogado fora dos limites de sua região, além de tornar bastante difícil a solução de problemas pendentes em outros locais, já que o custo seria muito alto.

Porém, a correspondência jurídica é uma das formas de melhorar a atuação dos advogados. Ela facilita o trabalho nas mais diversas regiões, além de ampliar, para o advogado que trabalha na área, seus próprios conhecimentos e torná-lo reconhecido pelos escritórios para quem está exercendo alguma atividade.

Citando um exemplo prático, os custos de um processo movido por um advogado do Rio Grande do Sul contra uma empresa ou pessoa física no Amazonas, seriam impossíveis para a maior parte dos clientes e dos escritórios de advocacia.

Os custos iriam envolver a passagem, a estadia em hotel, alimentação e transporte. Outros problemas logísticos também existem, como falta de conhecimento do local, demora nos procedimentos e muitos outros empecilhos que poderiam atravancar o processo.

A contratação de um correspondente jurídico elimina a maior parte dos custos e dos obstáculos, trazendo maior agilidade para o processo. Portanto, quem ganha com a correspondência jurídica é o cliente e o próprio advogado.

Vantagens de ser um correspondente jurídico

Através da correspondência, um advogado consegue maior experiência profissional. Mesmo que ainda esteja cursando uma faculdade, o estudante por garantir melhores condições de se colocar no mercado de trabalho.

Atendendo a demanda de escritórios de outras regiões poderá ter habilidade em diversos serviços essenciais, conseguindo boas referências para o seu escritório.

Outra vantagem é a renda extra que é de fundamental importância para estudantes e advogados em início de carreira. O estudante de direito pode realizar muitas tarefas, entre elas, cópias e protocolos, distribuição de processos, obtenção de certidões, checagem de andamento de processos e entrega de ofícios.

Com a correspondência é possível expandir sua rede de contatos, tornando-se conhecido em outras regiões do país. O atendimento de serviços este também traz melhor planejamento e organização ao escritório ou ao advogado autônomo, que precisa manter uma programação para atender a todas as demandas. E um advogado organizado consegue melhor credibilidade para sua profissão, tornando-se mais procurado pelos clientes, se conseguir atender a todos sempre com rapidez e eficiência.

Como podemos ver, o trabalho exercido pelo correspondente só possibilita vantagens para o advogado, estudante ou escritório de advocacia contratado. A correspondência jurídica torna o profissional mais conceituado e, desta forma, garante o crescimento dentro da sua carreira.

Dicas para ser contratado como correspondente jurídico

Para ser contratado com maior facilidade, o advogado, estudante ou escritório de advocacia deve apresentar-se com capacidade para atender às demandas dos contratantes, garantindo que suas solicitações sejam atendidas. Assim, é necessário sempre ter em vista algumas condições, como, por exemplo:

1. Dar atenção aos detalhes de cada processo

Em primeiro lugar, a atenção a todos os detalhes de cada processo é fundamental. Documente tudo o que acontece, como os acordos firmados com o contratante, e respondendo de imediato a todas as solicitações, mantendo os meios de comunicação eletrônica como principal ferramenta para mostrar sua eficiência.

2. Esclarecer as dúvidas

O advogado deve avaliar todos os processos, mantendo-se a par de qualquer assunto tratado, buscando esclarecer as dúvidas que possam surgir. O correspondente deve se lembrar de que cada caso é um problema diferente, exigindo a mesma atenção prestada àquela para um cliente que o procura em seu escritório.

3. Eficiência nos resultados

Deve ser demostrada eficiência nas diligências contratadas. Apresente resultados positivos, embasando seu trabalho com todos os documentos necessários e mostrando ao contratante estar motivado e preocupado com cada processo. A atenção dedicada a cada diligência é que irá definir o futuro do profissional.

4. Ser ambicioso e não ganancioso

Como todo bom profissional, deve se mostrar ambicioso, procurando sempre atingir pontos melhores, mas nunca ganancioso. A ganância não é boa companheira em nenhuma profissão. Assim, é necessário cobrar um preço justo, com custos detalhados, garantindo que possa ser contratado para novas diligências no futuro.

LEIA MAIS:

É possível viver apenas da correspondência jurídica?

Como falar da correspondência jurídica em seu currículo

3 dicas para evitar imprevistos na correspondência jurídica

Conclusão

Trabalhando como correspondente, um advogado ou estudante deve mostrar-se interessado pelo contratante, apresentando resultados positivos na condução dos processos e gerando, desta forma, um firme relacionamento, projetando novas negociações para dar continuidade ao seu trabalho.

A partir do momento que apresentar-se com características positivas, se tornará uma referência no seu meio. E mesmo que no início não tenha tantas contratações, poderá conseguir novos clientes através de sua atenção e da correta condução dos processos para os quais foi contratado.

A indicação para novos trabalhos acontece através da própria capacitação e da maneira como os clientes são atendidos. Afinal, competência é o que o meio jurídico precisa.

3 Comentários


  1. Estou a alguns dias tbm no site e não consegui fechar uma demanda se quer.

    Responder

  2. Até hoje não firmei nenhum contrato como correspondente, por este site.

    Responder

  3. Melhor seria se os correspondentes observassem a tabela de honorários fixada pela sua OAB . Aparentemente através de determinados sites, ocorre um verdadeiro leilão onde recebe o serviço quem menos cobrar.

    Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *