Comecei a faculdade de Direito: o que devo fazer para ter sucesso?

Tempo de leitura: 5 minutos

Pronto: você entrou na faculdade de Direito, está com todo gás para estudar e espera ter muito sucesso no futuro. Para ser bem sucedido, você pode se utilizar de algumas estratégias que o vão deixar livre de algumas pequenas armadilhas que os calouros enfrentam. Preste atenção nas dicas e prepare-se para ser um advogado de sucesso:

1.    Deixe a procrastinação de lado

Um dos piores erros de todo estudante é procrastinar. Comece a pensar que, principalmente no primeiro e segundo semestres, os assuntos acadêmicos não são particularmente difíceis, e a grande diferença entre a faculdade e o ensino médio é que agora você deve formular sua compreensão, independente de ter um professor lhe acompanhando. Quanto mais você se mantiver regular com seus estudos e trabalhos, melhor será para se adequar intelectualmente na faculdade.

2.     Conheça a si mesmo

Frase clássica, não é mesmo? Mas, na faculdade de Direito você precisa se conhecer melhor, sabendo o que gosta mais de fazer e de estudar, em que área você está interessado e quais são seus objetivos. Conhecendo melhor a si e sabendo o que pretende, você pode encontrará facilmente o seu caminho no meio acadêmico e obterá melhores resultados nos seus estudos.

3.     Aproveite as melhores oportunidades

O meio acadêmico, de forma natural, estabelece uma mentalidade mais consistente, fazendo com que o estudante desenvolva uma melhor percepção sobre aprendizado e conhecimento. A faculdade, além de tornar você uma pessoa melhor informada, facilitar o raciocínio rápido e alavancar seu conceito moral, também será benéfica para as pessoas com quem você partilha sua vida. Tudo o que você fizer na faculdade terá reflexos diretos sobre sua própria personalidade e sobre os seus relacionamentos pessoais e familiares.

Portanto, nunca encare o seu período na faculdade como obrigação e sim como algo que só vai lhe trazer benefícios. Não desdenhe de qualquer matéria de que não gosta ou que lhe pareça inútil. Tudo o que você aprender será útil para o seu futuro e, além do mais, você deve usar esse tempo como preparação para seu futuro.

4.     Comece desde já a criar seu networking

Na faculdade você já pode começar a criar seu networking, principalmente porque, no futuro, a maioria dos seus colegas estará exercendo alguma atividade ligada à advocacia. Portanto, manter um bom relacionamento com esses novos amigos será de utilidade no futuro. Não somente isso, claro, já que eles também são importantes como companhia.

5.     Nunca deixe de anotar “tudo” das aulas

O seu conhecimento pode ser assimilado facilmente se você fizer anotações sobre o que estiver aprendendo para estudar depois. Esperar para escrever quando já compreendeu toda a ideia também é um bom processo, mas isso depende de você. O importante é ter um resumo do que foi discutido em sala de aula para melhorar o seu raciocínio, já que nem tudo o que o professor fala está nos livros.

Depois de algumas provas você terá melhor conhecimento de como tudo deve ser feito. Conhecendo os tipos de provas, você poderá considerar as anotações que possam ser encaixadas e, conseguindo alinhar seu processo de estudos com as provas, poderá transmitir com facilidade as respostas. O importante é evitar ler apenas os textos, livros e anotações. Quando você faz resumos do que está aprendendo, está colocando seu cérebro para funcionar, conseguindo melhorar sua forma de expressão.

6.     Importante: não estude tudo de uma vez

Seu tempo de estudos deve ser dedicado aos estudos. Por isso, organize os horários, divida as matérias e procure aprender ao máximo tudo o que está sendo passado nas aulas. Estude no dia seguinte o que aprendeu no anterior, reforçando a memória de longo prazo. Crie seu próprio ambiente de estudo de acordo com sua personalidade, não é preciso seguir regras. Se você gosta de estudar ouvindo um som, faça isso. Se gosta da TV ligada, faça isso. Não existe um método para estudar, existem pessoas que preferem estudar cada uma a seu jeito.

7.     Mantenha-se sempre preparado para as provas

Seja sincero consigo mesmo. Faça avaliações criteriosas sobre aquilo que você já conhece ou aquilo que precisa estudar. Quando estiver estudando uma matéria, procure resolver todos os problemas voltados para essa matéria, sempre sem olhar as respostas. Assimilando a resposta, você tem o conhecimento embasado, com consciência de que conhece o assunto.

Não pense que você vai conhecer tudo sobre a matéria que estiver estudando: o Direito é uma atividade em constante formulação. Depois de cada período de estudo, faça-se perguntas que acha que poderiam cair no teste e procure as respostas em sua mente. Comece sempre um novo período de estudos fazendo uma rápida revisão do que estudou no anterior para criar a concatenação necessária.

Estabelecendo essa conexão entre os períodos de estudo, você está incentivando sua memória e recuperando os conteúdos aprendidos, tornando mais fácil o seu aprendizado. Assim, na hora de fazer a prova, basta que você fique ligado nos períodos de estudo, relembrando o que estava aprendendo, como, por exemplo, onde estava e o que estava vendo. A memória vai lhe ajudar nesse processo.

8.     Por fim, cuide bem de suas finanças

Esse é um dos pontos mais importantes: contenha-se nos gastos. Mesmo que seus pais banquem o curso e tenham boas condições financeiras, lembre-se que sua faculdade de Direito está sendo sacrificante para eles. Se você gastar mais do que precisa para se manter durante o período de estudos, em primeiro lugar vai dar mostras de falta de responsabilidade e a primeira coisa que se espera de um advogado é que tenha responsabilidade sobre seus atos.

Analise bem o que você comprar, procurando saber se é uma necessidade ou é somente um desejo. Sua conscientização com relação ao dinheiro é algo necessário para sua futura profissão. Quando sabemos dar valor ao dinheiro, podemos fazer melhor uso dele, não nos deixando levar pelo desejo de consumo.

2 Comentários


  1. I always love informational post which helps us to increase our knowledge. Here found new post which is best for me. Actually I don’t make comment on every blog post. But this is something really interesting and make me to read many times. I have bookmarked this page for future reference.All the best, best essay writing service provides writing help for those who seek help from them.

    Responder

    1. Antony,
      We are glad to see your feedback.
      Please do not hesitate to contact us if you have any questions.

      Thank you very much.
      Jurídico Certo

      Responder

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *